Em
O Primeiro de Janeiro

21 Feb 2023, 0:00

1026

Conheça a “Charca de Salgueiros”. Há um lago no centro do Porto que devia ser um estádio de futebol

No centro da cidade do Porto, entre a VCI, a Rua de Monsanto e o Jardim de Arca d’Água, existe um terreno abandonado comum lago, do tamanho da Rotunda da Boavista. A massa de água nasceu das escavações dos alicerces de um campo de futebol que nunca chegou a existir. Há quem jure que na água se passeiam camarões negros, já foi local de pesca ilegal e avistam-se frequentemente garças-reais. Quem vive na zona chama ao pântano, com carinho, Estádio do Salgueiros.

“Tudo começou nos anos 90”. A história do lago, dos peixes e do clube tem mais de 30 anos, quando os terrenos do Regado – outro nome para a zona – eram ainda secos e sem charcas. “O então presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes, cedeu-nos os direitos de superfície daqueles terrenos para que aí construíssemos o nosso estádio”, explica Gil Almeida, atual presidente do Sport Comércio e Salgueiros.

Havia uma ideia de um estádio de 12 mil lugares, uma enormidade para um clube como o Salgueiros, mas que nesses anos voava na primeira divisão do futebol português, mantinha um apoio forte e consistente no povo de Paranhos e sonhava ser o maior clube de bairro da cidade.

Um estádio, piscinas, centro comercial e estação de metro

“O meu projeto era um estádio pequeno, agradável, simpático, mas com o conforto e a imagem dos estádios grandes. Espaço para 12 mil pessoas não era excessivamente ambicioso”, garante Pedro Karst, arquiteto responsável por todo o projeto que nunca viu a luz do dia.

Como faltavam meios económicos ao clube para erguer sozinho o estádio, o arquiteto arrancou para as suas “diligências”. Primeiro, desenhou uma série de prédios que ficariam nos limites do lote de Arca d’Água, a serem vendidos e a financiarem parcialmente a empreitada, incluindo uma bomba de gasolina (atual BP, essa sim, ganhou vida). Depois, na cabeceira norte do estádio, virado para a VCI, imaginou um centro comercial que fosse guiando um fluxo constante de dinheiro para o Salgueiros.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025
Festival da comida Continente regressa ao Parque da Cidade este fim de semana
11/07/2025
Túnel de Ceuta condicionado ao trânsito
10/07/2025
Eupago Porto Open regressa ao Monte Aventino para três semanas de ténis internacional
10/07/2025
Monte Pedral e Monte da Bela com construção de habitação acessível adiada
9/07/2025
Boavista FC lança aposta em novos talentos para a época 2025/2026
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025