5 Mar 2022, 0:00
114
O IEFP já registou 11.503 oportunidades de emprego, na plataforma lançada há apenas três dias, para reunir ofertas de emprego para refugiados ucranianos que chegam a Portugal, segundo o ECO.
Face à ofensiva que atualmente está a ser levada a cabo pela Rússia na Ucrânia, o IEFP preparou uma plataforma, na qual as empresas portuguesas podem indicar as oportunidades de emprego que têm disponíveis para os refugiados que acabem por chegar a Portugal.
No dia do seu lançamento, segundo a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, esta plataforma tinha 2.000 vagas e, apenas três dias depois, já ultrapassou as 11.000 oportunidades de emprego.
Como já tinha explicado o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, “há uma enorme diversidade de profissões desejadas, sendo os principais setores com ofertas de emprego colocadas as tecnologias de informação, transportes (motoristas), restauração e hotelaria, social e construção civil” , setores que, note-se, estão atualmente sendo punidos pela escassez de recursos humanos.
As vagas registadas na plataforma do IEFP estão “dispersas por todo o país” e este instituto comprometeu-se também a “mapear as competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos”. Se, posteriormente, houver um ajustamento entre as vagas e o perfil dos cidadãos em causa, o IEFP contactará as empresas para apresentar os candidatos.
Além disso, este instituto já anunciou que vai “dar cursos de português como língua de acolhimento aos cidadãos ucranianos que chegam a Portugal”.
Luz verde
O Governo deu ainda “luz verde” à criação de um mecanismo que prevê a entrada automática destes cidadãos em Portugal, bem como a um programa ao abrigo do qual os refugiados ucranianos que chegam ao país recebem automaticamente um número para efeitos fiscais, Segurança e identificação do usuário, o que facilitará sua integração profissional.
Segundo o alto comissário das Nações Unidas (ONU), Filippo Grandi, um milhão de refugiados já fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa para os países vizinhos.