2025-28: Eleito o novo Conselho Provincial dos Salesianos Cooperadores

Rumo ao 150.º aniversário de fundação (1876-2026)

Os Salesianos Cooperadores de Portugal têm um novo Conselho Provincial para o triénio 2025-28. Foram eleitos como Coordenador Provincial: Rosa Mateus (Porto); Administrador: Irene Rodrigues (Mirandela); Secretário: Andrea Godinho (Setúbal); Formador: Sérgio Carvalho (Porto); e vogal: Anabela Lobão (Mirandela). Do Conselho fazem, também, parte o Delegado dos Salesianos de Dom Bosco, P. Artur Pereira, e das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Aldina Grazina.
Os Salesianos Cooperadores são uma Associação Pública de Fiéis, com sede em Roma e fundada por São Bosco em 1876. O objetivo de São João Bosco foi fundar uma sociedade cujos membros partilhassem o mesmo projeto como membros externos (leigos vivendo no mundo), seguindo um Projeto de Vida Apostólica. 
A Associação dos Salesianos Cooperadores prepara-se para assinalar, no próximo ano, o seu 150.º aniversário, uma vez que foi reconhecida com personalidade jurídica autónoma, no dia 9 de maio de 1876, pelo Papa Pio IX como “União dos Cooperadores Salesianos”. 
O salesiano cooperador responde a uma verdadeira “vocação”, aberta a toda e qualquer condição cultural e social. É um verdadeiro salesiano no mundo. Vive a sua fé inspirando-se no projeto apostólico de Dom Bosco e participando na mesma missão juvenil e popular. A sua ação exerce-se, sobretudo, na família, nas estruturas civis, culturais, sociopolíticas e económicas; nas estruturas eclesiais, enquadradas nas obras dos salesianos e salesianas, e outras sob formas diversas. Através do empenho apostólico, o cooperador salesiano procura realizar, na sua vida, a santidade evangélica.
A Província Portuguesa reparte-se entre Portugal e Cabo Verde e estão presentes em quase todas as obras dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), ou noutros locais de antigas presenças salesianas ou de ligação espiritual à associação, como Balasar, pois a Beata Alexandrina Maria da Costa era Salesiana Cooperadora e a primeira a ser beatificada. 
Os centros ligados às FMA são: Arcozelo (Vila Nova de Gaia), Viana do Castelo, Vendas Novas, Monte Estoril, Paranhos da Beira (Seia) e Setúbal. Agregados aos Salesianos: Arouca, Balasar (Póvoa de Varzim), Estoril, Évora, Funchal, Lisboa, Manique, Mirandela, Mogofores, Poiares (Régua), Porto e Cabo Verde. Estão assim presentes nas dioceses de Aveiro, Braga, Bragança-Miranda, Cabo Verde, Évora, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Setúbal.  (SC)
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025
Homem detido na freguesia de Campanhã por tentativa de homicídio
3/07/2025
Festival "Elétrico" regressa ao Parque da Pasteleira com três dias de som e arte
3/07/2025
Radares da PSP | Concelho do Porto | julho 2025
2/07/2025
Campanhã avança com primeiro grande projeto de habitação acessível
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Rua de Costa Cabral com lombas redutoras para a segurança rodoviária
1/07/2025
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025