25 Jan 2022, 0:00
303
O 30º Festival dedicado às duas espécies mais emblemáticas do rio Douro, o Sável e a Lampreia, regressa a Gondomar entre os dias 25 de fevereiro e 3 de abril.
Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, dirigiu-se a todos os profissionais de restauração, quando esclareceu que “o nosso desejo é que este 30º Festival seja de grande sucesso, onde todos possam não só competir, ganhar prémios, mas sobretudo retomar à atividade normal”. O discurso do autarca teve lugar na Sessão de Esclarecimento sobre as condições de participação no Concurso Gastronómico, na Casa Branca de Gramido.
No ano de 2021, recorde-se, o festival não se concretizou pela situação pandémica e este ano, segundo o site da autarquia, o evento regressa “com os objetivos de contribuir para a retoma da economia, apoiar a restauração local e valorizar a gastronomia genuína do território”.
A gastronomia é hoje um dos principais produtos turísticos de Gondomar fomentado pela realização contínua de festivais gastronómicos que gozam de um elevado reconhecimento público, mas também pela utilização de produtos de excelência e à mestria culinária aprimorada ao longo de gerações.