5 Dec 2023, 0:00
139
Uma mala que ficou perdida no Aeroporto Francisco Sá Carneiro permitiu que as autoridades detetassem e apreendessem 50 quilos de ayahuasca, uma droga psicadélica e detivessem dois suspeitos de tráfico de droga.
A mala que ficou perdida numa viagem entre a Colômbia e o Porto, com escala em Madrid, continha mais de 30 sacas repletas de um líquido identificado como um esfoliante natural que, na verdade, se tratava de uma substância com efeitos psicoativos, avança o JN.
A bagagem ter-se-á extraviado no aeroporto de Madrid, não tendo sido transportada no mesmo avião que transportou os traficantes ao Aeroporto do Porto.
No final do voo, ao aperceber-se da ausência da mala, um cidadão colombiano dirigiu-se aos serviços aeroportuários e indicou o nome e a morada do hostel onde ficaria instalado para que lhe entregassem a bagagem, no caso de ser encontrada, entretanto.
No dia seguinte, a mala chegou ao Porto e foi fiscalizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira que suspeitou do conteúdo das embalagens e decidiu submetê-lo a análise, de acordo com o mesmo jornal.
Os resultados foram inconclusivos, tendo o produto sido submetido a exames toxicológicos mais complexos, no Laboratório de Polícia Científica, que revelaram que a mala escondia ayahuasca.
A PJ deteve o dono da mala por suspeitas de tráfico de droga. As autoridades fizeram ainda buscas no hostel onde o suspeito estava hospedado, tendo encontrado mais uma mala cheia de pequenas sacas de ayahuasca, que pertencia a outro colombiano, que fez a mesma viagem.
Os dois traficantes foram detidos e aguardam primeiro interrogatório judicial em prisão preventiva, de acordo com o JN.