“A Alta Velocidade é um projeto que devia ter acontecido há 30 anos"

O Plano de Urbanização de Campanhã foi apresentado esta sexta-feira na Câmara do Porto pelo arquiteto e urbanista catalão Joan Busquets. O projeto preliminar, indicado em primeira mão pelo Porto Canal, é revelador da grande transformação prevista para aquela área.

A atual estação de Campanhã vai ser ampliada para oriente (no sentido das linhas), e uma nova estrutura com “seis torres” vai nascer junto da Escola Profissional de Campanhã. Os terrenos a ocupar são atualmente ocupados por duas empresas: uma gráfica e uma fábrica de farinhas.

Rui Moreira começou a apresentação do Plano de Urbanização de Campanhã a focar-se na chegada da Alta Velocidade. Para o presidente da Câmara do Porto, será “um acelerador dos projetos para aquela zona que o município tem preparado nos últimos 10 ou 12 anos”.

Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, demonstra-se esperançoso. “A nossa esperança e a nossa expectativa é que, quando comece a obra ferroviária em Campanhã, parte das obras de metro já estejam concluídas e, portanto, o sistema urbano seja reposto na sua normalidade”, afirma. No entanto, relembra que “os planos urbanísticos demoram sempre pelo menos uma década para serem concretizados”.

“A Alta Velocidade é um projeto que devia ter acontecido há 30 anos. Já estamos a correr atrás do projeto. Porque este é o primeiro ganho, é aproximarmos o país e a cidade da Europa e de outras cidades portuguesas”, acrescentou o vereador.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025