20 Jan 2022, 0:00
222
Inaugurado em 2014, por iniciativa da Câmara do Porto, o Programa de Arte Urbana do Porto pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.
Todos os anos, os artistas visuais são convidados a apresentar propostas para tornar mais colorida a cidade, com a inscrição dos seus traços, cores e desenhos em espaços do Porto. No cômputo geral já foram já realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público, entre obras de caráter efémero ou permanente, envolvendo mais de seis dezenas de artistas.
Através do Programa de Arte Urbana lançado pela Ágora, 24 caixas de distribuição de energia elétrica foram pintadas, por artistas, sob o mote “500 anos da Rua das Flores”.
Os novos trabalhos resultam do open call do programa, onde os artistas visuais são convidados a apresentar propostas para tornar a cidade mais colorida, com a inscrição dos seus traços, cores e desenhos em espaços do Porto.
Para este projeto, foram recebidas 16 propostas de um total de 14 artistas de cinconacionalidades, todos residentes em território nacional. Desta foram os selecionados foram: Guilherme Sommermeyer, Isa Silva, Isabella e Justin, Isadora Machado, Ricardo Ciriaco Almeida Macedo e Tiago de Carvalho.
Os trabalhos já estão concluídos e podem ser visto na emblemática Rua das Flores.