A imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai aos EUA em 2022

Num apelo à paz

Os Estados Unidos da América fazem parte do roteiro das cerca de 14 viagens previstas para 2022 da Imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, anunciou o Santuário de Fátima. A iniciativa pretende perpetuar a mensagem de Fátima no mundo, de apelo à paz.

O Santuário de Fátima adianta que é a imagem n.º 3 da Virgem Peregrina a que virá aos Estados Unidos, onde permanecerá de 30 de Setembro a 5 de Novembro; vai marcar presença num congresso a decorrer em Miami, no estado da Flórida, organizado pelas ‘Servas dos Corações Trespassados de Jesus e Maria’.
De acordo ainda com o Santuário de Fátima, “esta visita esteve agendada para 2020, mas, devido à pandemia, foi sendo adiada, primeiro para 2021 e depois para 2022.”
O tema do congresso, que alude directamente à mensagem de Fátima, é a afirmação de Nossa Senhora na aparição de Junho: “Não tenhas medo, o meu Imaculado Coração será o teu refúgio”. Segundo D. Thomas Wenski, Arcebispo de Miami, é ainda intenção levar a Imagem Peregrina a várias paróquias da diocese.
D. Thomas Wenski, Arcebispo de Miami
A Diocese de Miami inclui as 109 paróquias e missões católicas localizadas nos condados de Broward, Miami-Dade e Monroe, com cerca de 475 mil crentes; embora actualmente não exista nenhuma associação portuguesa activa na zona (o clube português de Fort Lauderdale, no condado de Broward, está inactivo desde a venda da sua sede), a região sul do ‘Sunshine State’ alberga a maior concentração de portugueses na Flórida, em termos numéricos. 
No que toca aos Países do Cáucaso (Geórgia, Arménia e Azerbaijão), esta peregrinação esteve programada para 2021, mas, devido à pandemia, foi adiada, para 2022, ainda sem uma data definida.
Também a Paróquia de S. Sebastião Mártir, de Mentrida, diocese de Toledo, Espanha., vai acolher uma das Imagens da Virgem Peregrina, ainda com datas a definir, tal como acontece com várias dioceses da Colômbia, na América do Sul.
Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.
A génese deste percurso remete-nos para o ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia. A ideia foi retomada em Abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem.
Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária, como foi o caso da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em janeiro de 2019.
De todos os lados chegam relatos extraordinários da presença da Imagem Peregrina, de multidões que acorrem à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiram do sacramento da reconciliação, da afluência de todo o género de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas; em suma, relatos de significativos frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024