"A ligação com a Galiza [em alta velocidade] é fundamental" Rui Moreira, à "La Voz de Galicia"

O presidente da Câmara do Porto reconhece que o diálogo do Porto com Vigo é essencial. "É um importantíssimo vizinho. Necessitamos de nos entender", sublinhou Rui Moreira, em entrevista, publicada este domingo, num dos mais importantes jornais da região, "La Voz de Galicia".

Entre outros dossiês, Rui Moreira garante que o projeto de alta velocidade não pode ser deixado para trás, lamentando que na última cimeira ibérica, realizada, recentemente, em Lanzarote, nas Canárias, "só se tenha falado das conexões entre França e Espanha". "A ligação a Lisboa [em alta velocidade] é interessante, mas com a Galiza é fundamental", reconheceu o autarca portuense.

"Não estamos a falar de um comboio direto do Porto para Madrid. Se temos o aeroporto mais importante que pode servir todo o Noroeste Peninsular, Vigo terá de desempenhar o mesmo papel, relativamente ao projeto de alta velocidade", acrescentou o presidente da Câmara do Porto.

Rui Moreira informa ainda na entrevista ao principal periódico da Galiza que já falou com o primeiro-ministro sobre o assunto e que António Costa assegurou que "a ligação à fronteira, em Valença, estará terminada em 2030", mas, para que esteja concluída, "será necessário que os 30 quilómetros para Vigo estejam garantidos, o contrário não seria normal. "Isso, sim, o norte de Portugal não perdoará se a alta velocidade for esquecida até 2030, independentemente de quem governe o país", avisou.

"Entre Espanha e Portugal há uma enorme desconfiança estratégica [sobre o assunto]", concluiu o autarca, para quem "se a Galiza e o Norte de Portugal fossem uma multinacional, já teriam regulado estas questões".

"Este é um tempo de urgências e emergências"

Ao "La Voz de Galicia", o presidente da Câmara do Porto reforçou a ideia de uma aliança estratégica entre Portugal e Espanha, que há dois anos apresentou como Iberolux. Face a uma conjuntura internacional adversa, com a guerra na Ucrânia e a crise energética, Rui Moreira defende que a união entre os dois países ibéricos ganha ainda mais força e deu como exemplo a transição energética. "Dentro de dez anos, a Península [Ibérica] vai produzir mais energia do que aquela que consome". A mudança, sublinhou, deve acontecer agora. "Este é um tempo de urgência e emergências" e "as decisões devem ser tomadas, mesmo com sacrifícios pessoais dos políticos", declarou.

No campo da mobilidade, Rui Moreira aludiu à construção das novas linhas de metro e à transformação que estas obras imprimem na geografia urbana. "A cidade está feita um estaleiro, mas acredito que fiz o que tinha a fazer. Com o compromisso que assumimos de o Porto atingir a neutralidade carbónica até 2030, se não tomássemos agora estas decisões agora, mais tarde não conseguiríamos cumprir", referiu o autarca.

Sobre o turismo, o presidente da Câmara sublinhou a importância que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem para toda a região do noroeste peninsular. "O Aeroporto do Porto é o único no Caminho de Santiago, pela quantidade de estrangeiros que chegam para iniciar a rota", afirmou, adiantando: "Quando me convém, venho a Vigo apanhar o avião, mas a Galiza deveria apostar num aeroporto e pela orografia é óbvio que deveria ser em Santiago de Compostela".

Rui Moreira esteve oficialmente em Vigo, na passada sexta-feira, a convite da presidente da Xunta de Galecia em Vigo, Marta Fernández-Tapias Núñez. Além de ter participado no fórum "Vigo-Porto", em que participaram vários dirigentes políticos da Galiza, o autarca encontrou-se oficialmente com o presidente da Xunta de Galecia, Alfonso Rueda Valenzuela.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024
U.Porto agracia Ilídio Pinho com o título Honoris Causa
19/06/2024
Acompanhe a regata marítima no próximo fim de semana
19/06/2024
Azores Airlines apresenta novas rotas do Porto para a América do Norte
19/06/2024
O São João é no Sport
19/06/2024
Sobrevoe o Porto nas asas de um dragão a partir da Rua Sá da Bandeira
19/06/2024
Homem detido por posse der soqueira e navalha no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
19/06/2024
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024