2 Nov 2022, 0:00
244
Fernando Araújo entra, esta quarta-feira, em funções como o primeiro diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apesar do organismo só estar em pleno funcionamento a partir de 1 de janeiro de 2023. Antes de iniciar a nova etapa, o ex-presidente do Conselho de Administração do São João endereçou uma mensagem de despedida aos profissionais do Hospital da Invicta, mostrando-se grato pela "disponibilidade e o empenho que tiveram durante este mandato".
Leia a mensagem na íntegra:
"Caros Profissionais do CHUSJ,
Num tempo de mudança, gostaria de vos escrever sobre o projeto #SomosSãoJoão, as horas aqui passadas, os sucessos e os fracassos, as pequenas alegrias e os momentos mais tristes, mas não queria misturar o estado de alma com o desígnio das responsabilidades que nos acometem", começou por dizer o CEO do SNS.
"Nesse sentido apenas uma palavra de sincero agradecimento, pela disponibilidade e o empenho que tiveram durante este mandato e que tornaram um privilégio e uma honra poder liderar a nossa instituição. Desejo as maiores felicidades à nova equipa, com a firme convicção de que o CHUSJ irá continuar no seu caminho de afirmação ao serviço dos Portugueses", concluiu.
Fernando Araújo irá "coordenar a resposta das várias unidades de saúde do SNS, assegurando um melhor funcionamento em rede, o que passa por adaptar e otimizar a capacidade de resposta das várias instituições às necessidades em saúde dos portugueses", lê-se em comunicado do Ministério da Saúde, enviado esta quarta-feira às redações.
O ex-presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João vai ainda "coordenar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e a Rede Nacional de Cuidados Paliativos". O objetivo do Governo é que os utentes sejam acompanhados nos "vários ciclos de vida" e esteja assegurada a "melhoria contínua do acesso a cuidados de saúde".