Abel Chelangat e Naom Jebet vencem a 20.ª edição da Maratona do Porto

A 20.ª edição da EDP Maratona do Porto proporcionou, no passado domingo, a celebração e conquistas para milhares de atletas, famílias e entusiastas da corrida. Com a partida situada junto ao Sea Life Porto e uma chegada vibrante no Queimódromo, o evento mobilizou 12 mil participantes e consolidou-se, mais uma vez, como uma das maratonas mais icónicas da Europa.
Em termos desportivos, o ugandês Abel Chelangat venceu a prova, dominando a prova do início ao fim. Relegou os quenianos Gideon Kiprop Rotich e Patrick Ketter Kiplagat para os restantes lugares do pódio, respetivamente.
Na categoria feminina, a queniana Naom Jebet destacou-se como a vencedora absoluta. Em segundo lugar ficou a sua compatriota Peniah Jerop e, em terceiro lugar, a sueca Malin Starfelt, destacando-se como a melhor representante europeia na competição.
Nuno Lopes, do Grupo Desportivo 3 Santos Populares (GD3SP), em oitavo, e Laura Grilo, do Clube Praças da Armada (CPARM), em 104.ª na classificação geral e quinta entre as mulheres, foram os atletas portugueses mais rápidos e sagraram-se campeões nacionais de maratona, face à inclusão dessa prova anual tutelada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) no evento portuense.
Organizada desde 2004 pela Runporto, sob chancela da World Athletics, a Maratona do Porto celebrou o 20.º aniversário com o regresso ao trajeto de 2022, que substitui a passagem de Vila Nova de Gaia por Leça da Palmeira, abdicando da habitual travessia sobre o rio Douro através da Ponte D. Luís I, devido às obras de construção da Ponte D. Antónia Ferreira.
Para além da maratona, a prova contemplou, como habitualmente, uma corrida solidária de dez mil metros - na qual venceram Nuno Pereira, nos homens, e Rafaela Fonseca, nas mulheres - e uma caminhada de seis quilómetros, sem fins competitivos ou limite etário.
As três provas juntaram mais de 12 mil inscritos, de 84 nacionalidades, dos quais quase sete mil competiram na distância olímpica. "Não tem nada a ver olhar para isto e recordar o que era há 20 anos. Vemos os atletas a chegarem à meta com aquele ar de cansados, mas felizes. Isso é sinónimo de que este evento se tornou adulto", sublinhou o diretor-geral da Runporto, Jorge Teixeira, em declarações à agência Lusa.
O evento teve início com uma cerimónia de entrega de lembranças especiais da organização às câmaras municipais do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, reconhecendo o apoio essencial destas entidades para o sucesso da maratona e à empresa, patrocinadora principal do evento.
Na entrega de prémios aos vencedores estiveram presentes, entre outros, o administrador da empresa municipal Ágora, César Navio, o vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, Nuno Matos, Mário Duarte, em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Joana Teixeira da Cunha, em nome da EDP, e Paulo Santos, vice-presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

 

Fonte/Foto: CM Porto

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A ecologia integral
17/01/2025
Invicta novamente eleita uma das dez melhores cidades do mundo em 2025
17/01/2025
Cidade do Porto vai ter nova tecnologia para as ações de fiscalização de estacionamento irregular
17/01/2025
Reabilitação de prédio em Paranhos ganha seis fogos de arrendamento acessível
16/01/2025
Parque Desportivo de Ramalde acolhe uma centena de jovens em Torneio de Râguebi
16/01/2025
Nem pior nem melhor, apenas diferente.
15/01/2025
Município abre duas estações de metro para acolher sem-abrigo nas noites de frio
15/01/2025
Nova residência para estudantes vai ser criada na zona da Sé
15/01/2025
A ecologia integral
17/01/2025
Invicta novamente eleita uma das dez melhores cidades do mundo em 2025
17/01/2025