Em
O Primeiro de Janeiro

24 Jan 2024, 0:00

312

AF Porto entrega certificados de formação a clubes da cidade

Foram entregues, no sábado passado, as placas e certificados de formação aos clubes da Associação de Futebol do Porto (AFP). O momento, que decorreu no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, contou com vários representantes do setor, entre dirigentes e atletas.

Foi a época com maior número de entidades certificadas pela Associação de Futebol do Porto. Depois de na época 2021/2022 terem sido consideradas 154 entidades, em 2022/2023 o número aumentou para as 183, o que revela o forte impacto que o desporto e a certificação têm registado no distrito.

A cerimónia, que contou com a presenta de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), de José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, e de Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara do Porto, visou a gratificação das entidades num processo de extrema importância para o desporto.

Este processo é feito a nível nacional, é realizado em todas as épocas desportivas e é importante para a formação de jovens praticantes de futebol e futsal, representando um forte incentivo para a promoção da prática desportiva dos diferentes escalões de formação e profissionais dos clubes e entidades do distrito.

Nesta iniciativa foram certificados: o Futebol Clube do Porto (5 estrelas no futebol masculino), a Associação Juvenil Escola de Futebol Hernâni Gonçalves (4 estrelas no futebol feminino e 3 estrelas na vertente masculina), o Sport Comércio e Salgueiros (4 estrelas no futebol masculino), a Associação Desportiva da Academia de Futebol CLIP Teams (3 estrelas no futebol masculino), a Associação Desportiva e Recreativa da Pasteleira (com 3 estrelas pelo futebol masculino) e o Boavista Futebol Clube (com 3 estrelas ao futebol feminino e masculino e futsal masculino, e 2 estrelas no futsal feminino).

Do rol de clubes agraciados, destaque para o Futebol Clube da Foz (3 estrelas pelo futebol masculino), o Dragon Force Futebol Clube (com 2 estrelas no futebol masculino) e ainda menções ao Ramaldense Futebol Clube e Sporting Clube da Cruz pelos cursos básicos de formação de futebol masculino.

Estas certificações permitirão, em cada época, melhorar o acompanhamento pessoal e desportivo dos atletas, apostando na formação com maior qualidade e metodologias de trabalho específicas.O objetivo, admitem os responsáveis, é que, em breve, todos os clubes da cidade do Porto estejam certificados como entidades formadoras de elevada qualidade.

Atualmente, a Associação de Futebol do Porto é a única associação a superar a centena de entidades certificadas, representando 15,6 por cento de todas as entidades filiadas no país, que são 1187.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025