11 Oct 2024, 9:36
266
Festival Internacional Marionetas do Porto afetado pela guerra no Médio Oriente.
Uma companhia de teatro do Líbano tinha honras de estreia do Festival Internacional de Marionetas do Porto. O evento começa esta sexta-feira, mas os artistas libaneses já não vêm a Portugal, por causa da guerra em curso no Médio Oriente. A invasão israelita obrigou a alterações na programação do festival de Marionetas, avança a Antena 1.
“Afinal, a guerra também chega aqui. Manifestamos a nossa solidariedade com os artistas e com os povos flagelados pela guerra. Deixamos também clara a intenção de não desistir de apresentar esta peça num futuro o mais próximo possível. Por todas as razões, oxalá consigamos”, lê-se na página oficial do Festival Internacional Marionetas do Porto.
O fimp é também o lugar para revisitar as formas da tradição no teatro de marionetas e, por isso, não podíamos deixar de convidar Dom Roberto. Este herói nacional (integrado recentemente no Património Imaterial Cultural de Portugal) e membro da ilustre família euroasiática das marionetas de luva, com a sua voz inumana e sempre pronto para a traulitada promete assombrar e divertir crianças de todas as idades. Nesta edição contaremos com o talento de Rui Sousa para animar esta figurinha endiabrada.
Foto: Festival Internacional Marionetas do Porto