Alfândega do Porto acolheu a 5ª cimeira de exploradores à escala global

A cidade do Porto foi anfitriã do evento de lançamento da 5ª edição da GLEX Summit, a maior cimeira de exploradores à escala global. Depois da estreia na Invicta, a 15 de junho, a reflexão continua em Angra do Heroísmo, nos dias 18 e 19.

Na sessão de abertura do evento, que decorreu na Alfândega do Porto, a vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, destacou que a cidade “está empenhada em ser uma rampa de lançamento de conhecimento e inovação”, tendo como inspiração o assinalável passado no âmbito das descobertas.

“Somos, há séculos, um verdadeiro Porto de conexões – ligando pessoas, mercadorias, empresas, passado e futuro. Berço de corajosos exploradores como D. Henrique, o Navegador e Fernão de Magalhães, abertos à descoberta e à evolução”, recordou a autarca.

Além dos alicerces históricos, Catarina Santos Cunha enalteceu a potencialidade do Porto como uma cidade com “um ambiente favorável à investigação académica e ao empreendedorismo inovador”. A Invicta alberga, destacou a vereadora, “instituições de prestígio, como a Universidade do Porto”, sendo também sede de “renomados centros de pesquisa e inúmeras incubadoras e aceleradoras”.

Perante os presentes, a responsável pelo pelouro do Turismo e da Internacionalização frisou ainda que a cidade está comprometida em “criar condições para que académicos, investigadores e profissionais se instalem no Porto e encontrem aqui um ambiente acolhedor para o seu trabalho”.

“Pretendemos fazer parte de redes globais integradas de investigação e desenvolvimento e estamos empenhados em criar espaço para a inovação”, sublinhou.

O dia foi ainda dedicado a uma reflexão sobre a evolução da exploração espacial (com a Lua em destaque) e à gravação de um episódio do programa da rádio BBC “The Infinite Monkey Cage”, apresentado por Robin Ince.

A sessão de abertura da GLEX Summit contou com a participação do secretário de Estado Ajunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, do vereador de Angra do Heroísmo, Paulo Lima, do presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, do presidente do Explorers Club, Richard Garriott, do cofundador do GLEX Summit, Manuel Vaz, e do presidente da Associação do Museu dos Transportes e Comunicações, Mário Ferreira.

Os exploradores seguem para Angra do Heroísmo local onde, nos dias 18 e 19 de junho, irá decorrer a segunda parte do programa.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024