Alfândega do Porto recebe exposição biográfica de Frida Kahlo

A partir de 10 de Março, a exposição biográfica, imersiva e interactiva vai contar a história de Frida Kahlo.

“Frida Kahlo, A Vida de um Ícone” é a nova experiência imersiva e interactiva da Immersivus Gallery, um convite para conhecer ao pormenor uma das artistas mais influentes de todos os tempos. De 10 de Março a 30 de Junho, na Alfândega do Porto, vai poder descobrir a biografia da artista mexicana com recurso a colecções de fotografias históricas, filmes originais, instalações artísticas e música, que vão reproduzir os momentos mais relevantes da sua vida.
A exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone”. A mostra oferece ao visitante uma experiência imersiva e interativa em torno da vida e obra da artista mexicana. A exposição vai ser apresentada também em Lisboa a partir de 29 de setembro.
Frida Kahlo dizia: “Eu sou minha única musa, o assunto que conheço melhor”. A sua obra onde muitas vezes se retratou vai estar em destaque na exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone” que abre a 10 de março na Alfândega do Porto e que, depois em setembro ruma a Lisboa.
A exposição apresenta-se como “um convite imersivo” para o público “conhecer ao pormenor a biografia da artista mexicana”. Em comunicado, a organização desta mostra a cargo dos promotores Magical Garden indica que a mostra recorre a “coleções de fotografias históricas, filmes originais, bem como instalações artísticas e música que reproduzem os momentos mais relevantes da vida de Frida Kahlo”.
“Frida Kahlo, A Vida de um ícone” é o resultado de uma parceria entra a Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona, o estúdio criativo Layers of Reality e ateliê OCUBO. O mote, diz a organização “será dar a conhecer em estreia ao público português um trabalho produzido e exibido, em registo de biografia imersiva, que versa a travessia existencial da mais conhecida e talentosa de entre todas as artistas plásticas mexicanas”.
A visita tem a duração média de 1hora e 15 minutos com o percurso a começar na Sala da República, no primeiro piso da Alfândega do Porto. Da experiência imersiva fazem parte momentos de animações holográficas, vídeo mapping em esculturas e realidade virtual.
Artista autodidata que foi casada com o pintor mexicano Diego Rivera, Frida Kahlo era uma admiradora profunda do folclore mexicano. A vida da pintora que se tornou um ícone é também apresentada num “espetáculo audiovisual a 360º nas Furnas da Alfândega”, indica a organização que refere que “são 30 minutos de um banho de imersão digital”.
Feminista assumida, Frida Kahlo continua a ser hoje tida como um “exemplo de superação das adversidades graças à sua força, rebeldia e talento”, diz o comunicado que acrescenta que a artista era “reveladora de uma de uma personalidade única, muito à frente do seu tempo”.
A vida desta diva pode ser visitada no Porto de quarta a domingo, das 14h30 às 19h30. Depois a exposição segue para Lisboa onde vai estar a partir de 29 de setembro.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Entre no Museu do Carro Eléctrico e faça uma viagem mágica até 1928
12/07/2024
Alterado regulamento fiscal para apoiar investimento empresarial na cidade
12/07/2024
Estádio de Praia acolhe Circuito Nacional do Beach Teqball
12/07/2024
Porto Open está de regresso ao Monte do Aventino
12/07/2024
Corridas ilegais em plena luz do dia na Boavista
12/07/2024
“Os nossos adeptos foram absolutamente fundamentais nesta conquista”
12/07/2024
Município lança concurso para reabilitar ruas no Bonfim
12/07/2024
Homem detido por furto em viatura rua de Gonçalo Velho
12/07/2024
Entre no Museu do Carro Eléctrico e faça uma viagem mágica até 1928
12/07/2024
Alterado regulamento fiscal para apoiar investimento empresarial na cidade
12/07/2024