AM do Porto quer “solução definitiva” para a VCI até ao final do ano

Os deputados da Assembleia Municipal (AM) aprovaram, esta segunda-feira à noite, por unanimidade uma moção, apresentada pelo movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto", que insta o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a apresentar uma "solução definitiva", até ao final do ano, para "debelar os constrangimentos registados" na Via de Cintura Interna (VCI).

"O senhor ministro comprometeu-se a apresentar uma 'solução definitiva' para a VCI, até ao final de 2024, tendo por base os estudos realizados em 2021 e na reavaliação das políticas de gestão de tráfego e portagens", pode ler-se na moção.

O movimento independente recorda que "dados adicionais indicam que a VCI é uma das vias mais congestionadas do país", com picos de tráfego diário que ultrapassam os 140 mil veículos em determinados troços.

O grupo municipal "Rui Moreira: Aqui Há Porto" apresentou também uma recomendação que visa dar autonomia ao poder local na definição tarifária de serviços públicos (abastecimento de água e saneamento). No mesmo sentido, o grupo parlamentar do PS apresentou um voto, apelando à não "afixação de tarifários pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)". As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.

O assunto já tinha sido debatido, em reunião de Executivo, através de uma recomendação apresentada pelo movimento "Rui Moreira: Aqui Há Porto", merecendo também a oposição unanime de todos os vereadores.

 

Voto de pesar pela morte dos militares da GNR

Durante o "período de antes da ordem do dia" foram também apresentadas outras propostas, como um voto de saudação pelos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apresentado pelo PS e aprovado por unanimidade, um voto de condenação contra agressões a imigrantes, pelo mesmo partido (aprovado por maioria) e uma moção para "a necessidade de um esclarecimento" sobre as obras do metrobus, pelo PSD (aprovada por maioria).

Mas a reunião da AM começou com um voto de pesar pela morte dos cinco militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) no trágico acidente de helicóptero no rio Douro, apresentado pelo partido Chega, e aprovado por unanimidade.

 

 

Fonte: CM Porto

Foto: Filipa Brito

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025
Festival da comida Continente regressa ao Parque da Cidade este fim de semana
11/07/2025
Túnel de Ceuta condicionado ao trânsito
10/07/2025
Eupago Porto Open regressa ao Monte Aventino para três semanas de ténis internacional
10/07/2025
Monte Pedral e Monte da Bela com construção de habitação acessível adiada
9/07/2025
Boavista FC lança aposta em novos talentos para a época 2025/2026
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025