Em
O Primeiro de Janeiro

17 Sep 2024, 15:44

671

AM do Porto quer “solução definitiva” para a VCI até ao final do ano

Os deputados da Assembleia Municipal (AM) aprovaram, esta segunda-feira à noite, por unanimidade uma moção, apresentada pelo movimento independente "Rui Moreira: Aqui Há Porto", que insta o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a apresentar uma "solução definitiva", até ao final do ano, para "debelar os constrangimentos registados" na Via de Cintura Interna (VCI).

"O senhor ministro comprometeu-se a apresentar uma 'solução definitiva' para a VCI, até ao final de 2024, tendo por base os estudos realizados em 2021 e na reavaliação das políticas de gestão de tráfego e portagens", pode ler-se na moção.

O movimento independente recorda que "dados adicionais indicam que a VCI é uma das vias mais congestionadas do país", com picos de tráfego diário que ultrapassam os 140 mil veículos em determinados troços.

O grupo municipal "Rui Moreira: Aqui Há Porto" apresentou também uma recomendação que visa dar autonomia ao poder local na definição tarifária de serviços públicos (abastecimento de água e saneamento). No mesmo sentido, o grupo parlamentar do PS apresentou um voto, apelando à não "afixação de tarifários pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)". As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.

O assunto já tinha sido debatido, em reunião de Executivo, através de uma recomendação apresentada pelo movimento "Rui Moreira: Aqui Há Porto", merecendo também a oposição unanime de todos os vereadores.

 

Voto de pesar pela morte dos militares da GNR

Durante o "período de antes da ordem do dia" foram também apresentadas outras propostas, como um voto de saudação pelos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apresentado pelo PS e aprovado por unanimidade, um voto de condenação contra agressões a imigrantes, pelo mesmo partido (aprovado por maioria) e uma moção para "a necessidade de um esclarecimento" sobre as obras do metrobus, pelo PSD (aprovada por maioria).

Mas a reunião da AM começou com um voto de pesar pela morte dos cinco militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) no trágico acidente de helicóptero no rio Douro, apresentado pelo partido Chega, e aprovado por unanimidade.

 

 

Fonte: CM Porto

Foto: Filipa Brito

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A revolução silenciosa que poderia mudar o mundo
16/01/2026
PJ detém quatro homens por roubo com arma de fogo a idosa de 86 anos
16/01/2026
Antigo Abrigo dos Pequeninos reabre como Reservas do Museu do Porto
16/01/2026
Indivíduo reincidente detido por tráfico de estupefacientes na zona de Ramalde
15/01/2026
TAP anuncia novas rotas e construção de Hub de Manutenção no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
15/01/2026
Rua do Beato Inácio de Azevedo arranca com renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
A revolução silenciosa que poderia mudar o mundo
16/01/2026
PJ detém quatro homens por roubo com arma de fogo a idosa de 86 anos
16/01/2026