Em
O Primeiro de Janeiro

23 Jun 2025, 8:14

189

Antigo Mercado de S. Sebastião dá lugar a jardim para convívio

A GO Porto já consignou a empreitada para demolição do Mercado de S. Sebastião, junto à Sé do Porto. No lugar desta infraestrutura vai ser criado um espaço ajardinado, através de uma obra que contempla a reposição do terreno onde o mercado se localiza, com um arranjo paisagístico mínimo que permita devolver o espaço à fruição dos cidadãos.

O objetivo é transformar este local numa zona verde pública, polivalente e descontraída, propícia ao convívio, contemplação e descanso, sendo que esta é uma intervenção de caráter provisório, uma vez que o arquiteto Álvaro Siza está a elaborar um projeto definitivo para a Avenida Dom Afonso Henriques. O Município do Porto, em conjunto com o prestigiado arquiteto português, Prémio Pritzker 1992, pretende assim retomar e atualizar o projeto da "Avenida da Ponte", datado de 2001. A apresentação da última versão está prevista para o próximo mês de julho.

"Será uma zona verde que permitirá usos diferentes daqueles que estavam a ser feitos naquele local. Um uso mais de passeio, de estadia, de descanso, de fruição (…). O objetivo é dar um usufruto mais digno e mais aberto à comunidade que ali reside e a quem visita aquele espaço e que todos os dias vai à Sé", adiantou à agência Lusa o vice-presidente da GO Porto, Manuel Aranha.

Por agora, a empreitada da empresa municipal vai permitir potenciar uma nova dinâmica urbana no local, enquanto acautela uma solução ligeira, capaz de acomodar qualquer solução que venha a ser desenvolvida no âmbito do projeto de loteamento.

A intervenção prevê a demolição do Mercado de S. Sebastião, incluindo as plataformas de pavimentos, envolventes e fundações. A obra, com um prazo de execução de 120 dias, tem um valor de adjudicação de 285 mil euros.

 

 

Fonte/Foto: CM Porto
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
U.Porto aproxima-se de um máximo histórico na mobilidade internacional
27/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026