Aposta inédita na inovação no tratamento do cancro tem a Janssen como parceira e o Porto como casa

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a farmacêutica Janssen uniram conhecimento para criar a Cátedra Convidada de Inovação em Oncologia. Disciplina pioneira em Portugal e na Europa, vai promover a investigação na área e estimular o desenvolvimento de novas terapêuticas de combate ao cancro.

Para Nuno Vale, titular da Cátedra da FMUP e investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, “o cancro não é uma simples doença” e, por isso, “é urgente desenvolver novas estratégias terapêuticas para combater o cancro, através de múltiplos mecanismos que contribuem para o crescimento do tumor e da exploração de novos tratamentos em Oncologia”.
Em comunicado, o investigador sublinha que “não existe nenhuma outra cátedra no país com este tipo de enquadramento ou propósito, sendo única também na Europa”. De acordo com a FMUP, “esta cátedra é desenvolvida numa parceria inédita, visando aproximar o mundo académico e a investigação básica ao mundo empresarial e à investigação aplicada, fomentando uma prática com resultados noutras regiões do globo”.
Durante três anos, serão desenvolvidos “estudos de novos biomarcadores de cancro de origem molecular e de novas formas de administração de fármacos, envolvendo péptidos e nanopartículas com capacidade de penetração celular”.
O grupo de investigadores vai ainda “apostar na combinação sinérgica de fármacos, no reaproveitamento de fármacos e em estudos de modelação ‘in silico’”, em articulação com o IPO do Porto e o Centro Hospitalar Universitário de São João.
A parceria entre a FMUP e a Janssen inclui também o investimento na Medicina de Precisão em Oncologia, “possibilitando uma melhor seleção dos doentes para tratamento e uma melhor compreensão dos mecanismos de resistência”, e a aposta no ensino e formação contínua de investigadores. 
“A troca de conhecimento com a academia é fundamental, no sentido de fomentar a inovação e o desenvolvimento de novas respostas para áreas como as do cancro. Estamos convictos de que esta parceria contribuirá de forma muito ativa para a busca de novas soluções no combate às doenças oncológicas”, afirma Manuel Salavessa, diretor médico da Janssen.
A cátedra, financiada em mais de 330 mil euros pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Janssen Portugal, conta ainda com o apoio do CINTESIS, do Laboratório Associado RISE, da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e do Oslo Cancer Cancer.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024