19 Feb 2025, 8:49
132
Já começaram os trabalhos de construção de mais um edifício em Lordelo do Ouro, no âmbito da operação que contempla a criação de habitação acessível na cidade. A empreitada, sob gestão da Domus Social, teve início esta semana e vai permitir erguer o Edifício C. Está orçamentada em cerca de 4,5 milhões de euros, integrando a primeira fase deste grande projeto municipal.
A primeira fase da operação de Lordelo do Ouro arrancou, no final de janeiro, com o início da empreitada do Edifício E. Esta semana, os trabalhos relativos a esta etapa do projeto avançaram com o arranque da construção do Edifício C, um bloco habitacional que irá agregar 18 fogos para renda acessível.
Integrando um logradouro privado ajardinado e cinco pisos de construção - quatro dos quais acima da cota da soleira e um piso de estacionamento -, o Edifício C contará 12 habitações municipais de tipologia T1, três de tipologia T2 e três de tipologia T3, e irá incorporar, ainda, cinco espaços para fins comerciais.
Com um prazo de conclusão estimado em 20 meses, a obra de estruturação do Edifício C está orçamentada em cerca de 4,5 milhões de euros. Juntamente com a empreitada de construção do Edifício E, a primeira fase da operação de Lordelo do Ouro representa, assim, um investimento superior a 20 milhões de euros.
Os dois edifícios atualmente em construção - E e C – representam, simultaneamente, a edificação de 109 dos 291 fogos projetados no âmbito global desta operação municipal, gerida pela Domus Social e orçamentada, no total, em mais de 60 milhões de euros.
Recorde-se que estes são os primeiros de cinco blocos habitacionais a serem construídos em Lordelo do Ouro, destinados a habitação acessível.
Fonte/Foto: CM Porto