Arranha-céus de Boston com assinatura portuguesa

A estrutura da Winthrop Tower, o quarto maior arranha-céus da cidade de Boston, foi recentemente erguida pela empresa S&F Concrete, que pertence à família portuguesa Frias. O edifício é um projeto da empresa de investimento Millennium Partners.

A estrutura do projeto, orçada em 1,4 mil milhões de dólares, foi inaugurada numa cerimónia simbólica chamada “topping off”, esta expressão é referente à última jarda de cimento do edifício, onde normalmente se coloca uma ripa de ferro, mas sendo este um prédio em cimento, foi colocado um bloco de cimento para simbolizar a última peça do topo do edifício.
O projeto, que estará completo no início de 2023, foi criado em colaboração com professores da MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e pretende ser o primeiro edifício classe A global no mundo, incorporando tecnologias verdes inovadoras.
Em entrevista à RTP1, Anthony Frias Jr., membro da empresa e neto de um dos fundadores, expressa que é “um orgulho fazer parte do projeto, que é o atingir de uma nova altura, visto que o Winthrop Tower é o quarto maior edifício de Boston”.
A obra necessitou de mais de 110 mil toneladas de cimento e cerca de 20 mil toneladas de aço, para construir os 56 andares, dos quais quatro são subterrâneos e terão a função de estacionamento.
A construção da torre já decorria há cerca de três anos e durante este processo surgiram alguns desafios, como por exemplo a crise pandémica e as condições climatéricas, mas que foram superadas, o que levou à conclusão da obra com êxito, segundo o que declara à RTP1 Rodney Frias, CEO da empresa.
Às declarações prestadas, Erick Dionisio, arquiteto da S&F Concrete, acrescenta outros desafios, nomeadamente, uma grande colocação no 26º andar, à qual foi necessário recorrer-se a uma placa de transferência. Este processo trouxe algumas dificuldades, porque a empresa não havia feito nada semelhante até à data, mas “aceitam sempre os grandes projetos”, realça Dionisio.
Kathy MacNeil, diretora do Millennium Partners Boston, afirma que se encontra “muito contente por estar numa cidade que tem muitos homens e mulheres qualificados e disponíveis para a construção destes edifícios”.
A empresa foi fundada há cerca de 50 anos pelos irmãos Frias, que viviam na ilha de Santa Maria, nos Açores. A S&F Concrete é a terceira maior do país em trabalhos de cimento armado, tendo recebido alguns dos trabalhos mais significativos do género.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Executivo aprova transformação da LIPOR em empresa intermunicipal
20/02/2026
Corrida do Dia do Pai regressa às ruas da cidade no dia 15 de março
20/02/2026
SAD do FC Porto com lucro de 1,9 milhões de euros no 1.º semestre de 2025/26
19/02/2026
Nova linha 900 da STCP atinge 30 mil validações no primeiro mês de operação
19/02/2026
Vlad Voytso e Gonçalo Delgado chamados à seleção de basquetebol
18/02/2026
Podcast "Porto de Alta Competição" está de volta com novos episódios
18/02/2026
Três ruas no centro histórico da cidade vão entrar em obras de requalificação
17/02/2026
Antiga Escola do Cerco dá lugar a nova unidade de saúde local
17/02/2026
Executivo aprova transformação da LIPOR em empresa intermunicipal
20/02/2026
Corrida do Dia do Pai regressa às ruas da cidade no dia 15 de março
20/02/2026