Arranque da UNIR não agrada a utilizadores

O arranque das operações tem sido alvo de muitas críticas por parte dos utilizadores e na segunda-feira não foi exceção, no primeiro dia útil de serviço, noticia o Porto Canal.

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entrou em serviço na passada sexta-feira, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região.

O contrato superior a 311 milhões de euros é válido por 7 anos, e põe fim a um modelo de concessões linha a linha herdado de 1948.

A nova rede metropolitana de autocarros operará em todos os concelhos da AMP, com exceção do Porto (tirando no início e fim de linhas), onde os STCP detêm a exclusividade da operação dentro do município. A rede opera em Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e ainda nas ligações para os municípios vizinhos, avança o mesmo órgão de comunicação.

A rede da UNIR utilizará quatro dígitos para identificar as linhas, seguindo uma lógica de atribuição por concelho, e contará com autocarros azuis, brancos e pretos em toda a AMP, começando a operar esta sexta-feira, tentando colmatar as dificuldades de mobilidade existentes no Grande Porto.

A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, a UNIR, entrou em serviço esta sexta-feira, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região.

 

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