Arte urbana no Porto celebrada em novo vídeo promocional

A arte urbana é o centro de todas as atenções do novo vídeo promocional do Porto, que vem ilustrar a diversidade das obras que embelezam as ruas da cidade e lhe conferem características tão singulares e diferenciadoras, para além de valorizar o trabalho e criatividade dos seus autores.

A paisagem da cidade tem sido marcadamente transformada pela arte urbana nos últimos anos, sobretudo graças à vontade e criatividade dos artistas que fazem das ruas a sua galeria de eleição, mas também devido a algumas iniciativas municipais que têm promovido a disseminação desta atividade pelos quatro cantos da cidade e a sua valorização.
À medida que se foi afirmando nas cidades, a arte urbana deixou de ser vista como vandalismo ou perseguida como se de uma praga se tratasse. Atualmente, esta forma de expressão artística é apreciada pela comunidade, impulsionada por instituições e encorajada pelos benefícios que gera, seja a nível social, cultural, urbano ou paisagístico. É, por isso, cada vez mais uma característica singular e diferenciadora das cidades, que importa valorizar e incentivar.
Um dos propósitos deste novo filme é o de evidenciar que a arte urbana tem a virtude de embelezar e rejuvenescer o Porto, associando a arte ao rosto dos seus autores, que são os responsáveis pelo processo criativo que tem trazido tanta cor e frescura à cidade. Muitas das obras retratadas no vídeo promocional, e outras espalhadas pela cidade, têm um papel relevante na reabilitação de muros e paredes, seja em edifícios devolutos ou entaipados, ou em murais disponibilizados para o efeito.
No vídeo podem ver-se obras amplamente reconhecidas ou outras mais discretas, de nomes consagrados como MrDheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime, entre outros. Aproveite para fazer planos para conhecer a arte urbana do Porto e desfrutar de um passeio diferente e muito fotogénico.
Para dinamizar esta atividade e para estabelecer uma nova e mais estreita relação entre a comunidade artística, o território e os seus habitantes, a empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto desenvolve o Programa de Arte Urbana do Porto, inaugurado em 2014, que veio a lançar as bases de um roteiro que não tem parado de crescer e transformar a paisagem da cidade. Por força desta iniciativa, foram já realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade do Porto, entre obras de caráter efémero ou permanente, nas suas mais diversas expressões, envolvendo mais de seis dezenas de artistas, novos e consagrados, nacionais e internacionais.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024