2 Dec 2024, 9:52
211
Faltavam poucos minutos para o relógio da torre da Câmara do Porto apontar para as 18 horas, mas os milhares de pessoas que enchiam a Avenida dos Aliados já empunhavam os telemóveis e as câmaras que ajudaram a eternizar o momento "mágico". Este sábado, a iluminação da árvore, o espetáculo de videomapping, o fogo de artifício e o concerto de Fernando Daniel arrancaram com uma programação de Natal que se prolonga até janeiro.
Depois de, em uníssono, o público fazer uma contagem decrescente que remeteu para a noite de Passagem de Ano, às 18 horas em ponto, o deslumbre aconteceu. Apesar de este já se ter tornado um ritual para muitos dos presentes, o momento de ver a grande árvore, localizada na Praça do General Humberto Delgado, ficar iluminada, dando às boas-vindas à época natalícia, era o mais ansiado. E, este ano, superou todas as expectativas.
"Foi espetacular. Adorei. O ano passado vim cá e também foi bonito, mas este ano foi mais. Nunca tinha visto nada assim antes", comentou António Oliveira, que veio de Vila Nova de Gaia para assinalar aquela que já é uma tradição familiar.
Envolvido na magia do Natal, também o presidente da Câmara, Rui Moreira, contemplou o momento em que a cidade ficou mais brilhante, aproveitando para sublinhar a importante parceria do Município com a Associação dos Comerciantes do Porto, que, como explicou, ficou responsável por definir quais as ruas da cidade que ficaram iluminadas.
"Isto é muito importante para as famílias, para as crianças e para a cultura. É um momento de paz e tranquilidade para a cidade, ainda por cima, o São Pedro deu uma ajudinha. Estou muito contente", saudou o presidente da Câmara.
Nas palavras de Rui Moreira, "há coisas que não têm valor", destacou, acrescentando: "A nossa alegria e aquilo que é a nossa convivência não é mensurável. Espero que isto também ajude o comércio tradicional do Porto, que tem sofrido muito com as obras do metro".
Um dos momentos mais marcantes da tarde deste sábado foi o espetáculo de videomapping, que, a cargo do Grandpa’s Studio, transformou a fachada do edifício da Câmara do Porto num lugar mágico, onde uma estrela, vinda do espaço, trouxe o espírito natalício à cidade.
Para a portuense Ana Rita, "as expectativas foram mais que superadas". "Nunca tinha visto as luzes e o espetáculo foi muito bonito. Foi muito bom mesmo", admitiu a jovem, que, ainda este mês, pretende "explorar todos os mercadinhos de Natal" e percorrer outras ruas da cidade "para ver mais luzes".
Ao som de músicas temáticas, a combinação de visuais com uma coreografia de luzes, lasers e pirotecnia intensificou o momento aguardado por milhares de curiosos. O espetáculo culminou com a ligação da árvore de Natal presente na praça, que, este ano, conta com uma vertente tridimensional.
Aos olhos de Inês, que se deslocou de Aveiro até ao Porto para a exibição, a experiência não poderia ter sido melhor. "Achei tudo super diferente. Foi muito emotivo, sobretudo a música e os fogos", descreveu.
A magia do Natal também despertou o interesse entre os mais novos. "Já venho ver as luzes há cinco anos. Este ano, gostei mais dos efeitos especiais na torre [da Câmara do Porto]", explicou Martim, de 12 anos. Já a prima, Maria, três anos mais nova, descreveu o momento como "espetacular".
A abertura da época natalícia não se resumiu à zona da Avenida dos Aliados. Num ápice, a cidade ficou reluzente, com o espectro a estender-se por um perímetro de 94 arruamentos. Em 2024, 98% da iluminação é composta por tecnologia LED de alta eficiência.
Até ao dia 6 de janeiro, as luzes estarão acesas todos os dias, de domingo a quinta-feira, das 17h30 às 23 horas, e às sextas e sábados, das 17h30 às 24 horas.
Tal como notou o presidente da Câmara, a programação referente à época não está restrita a uma zona da cidade, tendo sido pensada "para todos os gostos e idades". O que "procuramos é encontrar uma mescla que, de uma forma ou de outra, acabe por agradar a todos os segmentos da população", vincou Rui Moreira. Os detalhes do programa podem ser consultados no documento em anexo.
Também o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, e a vereadora da Qualidade de Vida, Catarina Araújo, mergulharam no espírito natalício que, neste sábado, se fez sentir na Invicta.
Depois de um momento de deslumbramento com a inauguração da árvore de Natal, as milhares de pessoas que acorreram à Avenida dos Aliados fecharam o dia da melhor forma, ao som do cantor Fernando Daniel.
Com mais de 600 mil seguidores no Instagram, o artista, que ficou famoso após uma participação no programa "The Voice", na RTP, levou o público à euforia ao trazer a palco temas como "Cair", "Tal Como Sou", "Casa" ou "Espera".
Ao longo da tarde, o público foi ainda brindado com outros momentos musicais. A atuação do grupo Gospel Collective trouxe animação ao coração da cidade, abrindo a porta a momentos de celebração inspirados na quadra festiva.
Fonte/Foto: CM Porto