20 Feb 2024, 0:00
130
“Não temos sido devidamente respeitados e estou a medir as minhas palavras”, disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sobre os atrasos das obras e a falta de informação ao executivo. As declarações foram feitas durante a Assembleia Municipal desta segunda-feira, onde foi aprovada por unanimidade a constituição de um grupo para acompanhar os investimentos em transporte público com impacto na cidade, avança o Porto Canal.
A proposta, embora não seja uma novidade, ganhou destaque pela sua atualização e por ser alargada agora aos investimentos de transporte público. Isto porque, na última Assembleia Municipal de janeiro, a CDU já tinha proposto este Grupo de Trabalho para acompanhar as obras do Metro e do TGV.
Apesar de alargada ao transporte público, não faltaram menções às obras do metro na cidade. “Há um conjunto de desconformidades que são difíceis de compreender”, sublinhou Rui Moreira enquanto falava sobre uma “falta de transparência” na informação do estado atual das obras.
O edil sublinhou que as obras são “necessárias e é bom que sejam feitas”, acrescentando também a importância deste grupo de trabalho. “O esforço do acompanhamento tem sido feito pelo vereador Pedro Baganha, mas que não tem encontrado eco suficiente da outra parte”, referiu.
Mostrando-se totalmente disponível para colaborar com este trabalho, Rui Moreira expôs ainda que esta comissão não vai favorecer nenhuma entidade, nem a Câmara, nem a Metro, disse. “É absolutamente imprescindível que quando uma deve acabar no dia 15 de dezembro, que no dia 15 de fevereiro não continue lá ainda uma placa sem que ninguém perceba o que devia ter acabado”, concluiu o edil.
A proposta foi também aprovada pelos diversos partidos representados na Assembleia Municipal.
Agostinho Sousa Pinto, do PS, recordou que a proposta inicial surgiu num contexto específico de discussão sobre problemas relacionados com as obras do Metro, enquanto Raul Almeida, do RM, elogiou a iniciativa, considerando-a uma resposta necessária aos desafios enfrentados pela cidade devido aos investimentos em transporte público.
Susana Constante Pereira, do BE, comprometeu-se a contribuir ativamente para o trabalho do grupo, enfatizando a importância da colaboração entre os diversos intervenientes.
Não foi avançado, contudo, um prazo para quando este grupo de trabalho será constituído.