10 Oct 2023, 0:00
281
Prevê-se que, ao todo, mais de 150 pessoas conseguirão regressar a Portugal no âmbito desta operação de repatriamento.
A aeronave C-130 da Força Aérea Portuguesa que saiu na segunda-feira de Figo Maduro em direção a Telavive fará mais do que um voo entre esta cidade israelita e Larnaca, no Chipre. Posteriormente, um voo da TAP fretado pelo Estado Português trará estes cidadãos até Lisboa.
De notar que a missão está sujeita às condições no terreno e resulta da articulação permanente com as autoridades locais, estando a ser operacionalizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Defesa Nacional.
Os cidadãos nacionais que solicitaram apoio para a saída do país já estão a ser contactados pelos serviços consulares. As condições de operação são dinâmicas e estão em avaliação permanente, tendo como objetivo final a retirada dos cidadãos nacionais que manifestaram interesse em sair do país.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros continua a acompanhar, em permanência, a situação dos cidadãos nacionais em Israel, bem como os desenvolvimentos do conflito.
Estão sinalizados cerca de 80 cidadãos nacionais, entre turistas e residentes, que contactaram o Gabinete de Emergência Consular para assinalarem a sua presença no território, ou para solicitarem apoio na identificação de alternativas para a saída do país.