Balão de São João recriado pelo designer João Machado

João Machado, um dos maiores nomes do design nacional, assina a imagem do São João, no ano em que a cidade se reencontra para as maiores festas da cidade. A partir da iconografia associada ao balão joanino, o também escultor convida a descobrir as cores e as formas associadas a esta tradição.
A Câmara do Porto convidou o designer e escultor João Machado para assinar a imagem das Festas de São João 2022, uma identidade visual marcante e alicerçada em elementos que fazem parte do imaginário coletivo da cidade que vive, de forma entusiasmada, a noite mais longa do ano.
O designer assume que a ideia para o projeto – “que aceitei com grande satisfação”, revela - surgiu naturalmente do imaginário relacionado com as festas, recorrendo à incontornável iconografia, com destaque para o balão de papel, o alho-porro, o manjerico, o fogo de artifício e o bailarico.
Mas, no final, o balão é o elemento que ganha maior protagonismo. “E elegi [o balão] por aquilo que ele representa, como o início da festa e a sua ligação à veneração do santo que se festeja, mas sobretudo pela beleza que sempre emana no seu voo”, revela João Machado, em conversa com a Ágora.
O autor acrescenta, ainda, que este é o elemento mais interessante e desafiante na forma como permite “inventar padrões, trabalhar as cores, tornando-o o mais apelativo e poético possível”. Poesia que ganha ainda mais expressão quando, na noite mais especial do ano, “o vemos subir, lentamente, iluminando e pintando os céus”.
É esse momento, que se pretende eterno na memória de todos, que o designer procurou matizar na imagem delineada para a edição deste ano. “Uma verdadeira explosão de cores, tão característica do meu trabalho”.
A imagem espalhada por vários locais da cidade cria assim uma mancha visual contagiante e envolvente, uma paleta de cores que procura expressar a euforia e o colorido de um momento que se veste de todas as cores.
“O São João é a maior festa popular da cidade e, como tal, considero que tem a imagem que merece”, destaca o designer.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024