Em
O Primeiro de Janeiro

21 Apr 2023, 0:00

2075

"Barão da Pasteleira" detido na maior operação contra o tráfico de droga no Porto

Explorava uma banca e ainda vendia a outros traficantes do bairro. Tinha negócios para justificar elevados ganhos. Diretor nacional da PSP, Magina da Silva, acompanhou operação no terreno. Afirmou que a Pasteleira é o bairro mais policiado do país.

PSP desferiu, na quinta-feira, um dos maiores ataques ao tráfico de droga com epicentro no Bairro da Pasteleira Nova. Um dos 15 detidos, com 36 anos, é desde há alguns anos investigado pelas autoridades e era dono de uma das mais lucrativas "bancas" de venda de estupefacientes do bairro, abastecendo, inclusivamente, outros traficantes da Zona Norte. Foram cumpridos mandados de busca em Gaia, Matosinhos, Maia e Gondomar.

A PSP apreendeu ainda mais de 62 mil doses de droga na quinta-feira, na operação nos bairros da Pasteleira Nova e Pasteleira Velha, Porto.

Em comunicado, a PSP precisa que no âmbito da operação, na qual foi dado cumprimento a 44 buscas domiciliárias e não domiciliárias, foram apreendidas 62 mil doses de droga (11 quilos de heroína, cocaína, haxixe e anfetaminas).

Foram igualmente apreendidos na operação de combate ao tráfico de droga, mais de 13 mil euros, armas de fogo, viaturas automóveis e motociclos.

Os detidos vão ser presentes às autoridades judiciais esta sexta-feira para aplicação de medidas de coação.

Na quinta-feira de manhã, o diretor nacional da PSP, Manuel Magina da Silva, disse aos jornalistas, no bairro da Pasteleira Nova, no Porto, que, além desse local, as buscas se estenderam ainda a Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Maia, no distrito do Porto.

A operação, que envolveu mais de 300 elementos da PSP, é resultado de uma investigação que decorre há cerca de dois anos, frisou.

O diretor nacional da PSP disse também acredita tratar-se de uma “rede com alguma dimensão”, com elementos com responsabilidades diferentes.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026