BE propõe que Câmara do Porto crie Museu da Resistência e Liberdade

O grupo municipal do BE quer que a Câmara do Porto promova "as diligências necessárias" para que seja criado o Museu da Resistência e Liberdade do Porto, dedicado à "memória das resistências ao fascismo" e "luta pela liberdade”.

Na moção, a que a Lusa teve acesso na quarta-feira, 26 de abril, o grupo municipal do BE reclama o "envolvimento dos órgãos autárquicos" na promoção das "diligências necessárias" para a criação do novo equipamento museológico "dedicado ao tratamento da memória das resistências ao fascismo e da luta pela liberdade".

"É imperativo democrático preservar a memória coletiva da luta contra o fascismo na cidade do Porto", defendem os eleitos municipais, notando que a "memória das lutas pela democracia e liberdade no norte do país não tem ainda um espaço museológico próprio".

Na moção, que vai ser apresentada quinta-feira na sessão da Assembleia Municipal do Porto, o BE destaca que para "preservar a memória da luta contra o fascismo", a Assembleia da República aprovou, em 2019, uma resolução para a criação de um museu de Memória da Resistência ao Fascismo e que, à época, foi também lançada uma carta aberta em "defesa da criação” do equipamento.

"Tanto a resolução do parlamento como a carta aberta apontavam o imóvel onde funcionou a delegação da PIDE/DGS, na Rua do Heroísmo, como o espaço mais indicado para o efeito. O edifício alberga esta quarta-feira o Museu Militar do Porto, uma situação que não encontra sustentação histórica e que não tem permitido o desenvolvimento de projetos museológicos quer sobre a história da resistência ao fascismo e da luta pela liberdade no Porto, quer sobre a própria história militar, a qual requer instalações bem mais amplas que possam acomodar equipamentos atualmente dispersos pelo antigo quartel da Serra do Pilar e outros locais", afirmam.

Nesse sentido, os eleitos do BE querem que a Assembleia Municipal do Porto inste o Governo a avaliar a "integral disponibilização" do edifício da Rua do Heroísmo, onde durante 36 anos funcionou a delegação do Porto da ex-PIDE, para ali instalar o Museu da Resistência e Liberdade do Porto.

Paralelamente, o BE quer que seja encontrado um "novo local" para o Museu Militar do Porto que permita a realização "em muito melhores condições" das suas finalidades.

Na sessão ordinária da Assembleia Municipal, o BE vai ainda apresentar uma saudação ao 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974 e ao 1.º de Maio.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025