Bolhão é palco de educação alimentar a alunos de escolas públicas da cidade

Pelo terceiro ano letivo consecutivo, o Mercado do Bolhão proporciona educação alimentar, em que já participam perto de mil alunos. “De manhã começa o dia” dirige-se a estudantes do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico de escolas públicas do Porto, sensibilizando-os para a importância de um pequeno-almoço equilibrado.
A comunidade escolar tem a oportunidade de partilhar momentos de aprendizagem, num ambiente que tem o tempero certo para abrir o apetite aos mais pequenos. A opinião é unânime entre professores, que descrevem a experiência como uma importante lição, num local emblemático da cidade.
“A visita e a ligação do mercado com a alimentação saudável são, de facto, muito cativantes e envolventes. Os alunos ficaram muito motivados para o conhecimento do património histórico e social que o Mercado do Bolhão representa e para o tema da alimentação saudável, tratado de uma forma diferente e fora de portas da escola. Este assunto já os motivou para a procura e aplicação de outras receitas que podem fazer em casa para variar e enriquecer o seu pequeno-almoço”, partilham.
Uma aula fora do ambiente típico de sala de aula que despertou o interesse dos alunos, que, a par das compras, têm a oportunidade de "ver produtos frescos e de interagir com os comerciantes, aprender sobre a origem dos alimentos e compreender a importância de escolher produtos saudáveis e locais”.
Durante a atividade são, ainda, desafiados a confecionar o pequeno-almoço. No final de cada sessão do "De manhã começa o dia", todos participam num Jogo da Glória, especialmente adaptado ao tema da alimentação saudável, com questões sobre a Roda dos Alimentos e a importância de uma dieta equilibrada.
Para os docentes, "esta atividade lúdica permitiu consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da visita de uma forma interativa e envolvente”.
Este ano letivo ainda vai a meio, mas já participaram na iniciativa 216 alunos, de 11 turmas, pertencentes a oito agrupamentos escolares. Desde o lançamento, em 2022, o número de participantes tem vindo a crescer. No primeiro ano, envolveu 276 alunos, aumentando para 434 no ano seguinte. Fruto de uma de ação conjunta com as Divisões Municipais de Programas Educativos e da Promoção da Saúde, o “De Manhã Começa o Dia” é uma das iniciativas que integram o programa “Dias de Saúde no Bolhão” que, desde 2023 promove a literacia alimentar e na saúde aos visitantes do Mercado.

 

Fonte/Foto: Mercado Bolhão
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Villas-Boas enaltece as equipas Vintage ao receber os títulos conquistados
22/08/2025
Ruas da Foz do Douro voltam a ser palco do Cortejo de São Bartolomeu
22/08/2025
Hospital de São João apela à dádiva de sangue com nova campanha
21/08/2025
Concluída a reabilitação da instalação elétrica do Viaduto Av. 25 Abril
21/08/2025
Porto recebe Final da Taça Nacional de Futebol de Praia este fim de semana
20/08/2025
Ruas de S. Bento da Vitória e de São Miguel reabertas ao trânsito
20/08/2025
Bar da Praia dos Ingleses demolido pelo Município do Porto
19/08/2025
Túnel das Antas I fechado ao trânsito durante a noite
19/08/2025
Villas-Boas enaltece as equipas Vintage ao receber os títulos conquistados
22/08/2025
Ruas da Foz do Douro voltam a ser palco do Cortejo de São Bartolomeu
22/08/2025