Em
O Primeiro de Janeiro

31 Aug 2023, 0:00

266

Bollywood projeta a Invicta na imensa tela do cinema indiano

A cena é a 55, o take o sexto, sétimo, oitavo. Por aí fora até ao aval final do realizador. Uns minutos para um retoque no cabelo e maquilhagem dos atores, a composição de uma camisa. E estamos a gravar novamente. Bollywood está na cidade para a rodagem do filme “Jailed”, cujas cenas de exteriores vão levar à Índia – e tantos outros mercados consumidores da indústria cinematográfica que mais filmes produz no mundo – alguns dos locais mais emblemáticos do Porto. Com o apoio logístico da Filmaporto – film commision, as filmagens representam um investimento estimado de cerca de 200 mil euros.

Há uma discussão em plena Rua 31 de Janeiro e o trânsito está parado. Dezenas de pessoas operam câmaras, seguram painéis, passam cabos e dão instruções. Há um Rolls Royce branco lá no meio. 

Quando Vishnu Vardhan, o realizador, vencedor, em 2022, dos prémios IIFA (International Indian Film Academy) e Filmfare com “Shershaah”, dá ordem para gravar, o mais difícil parece ser impedir que curiosos e distraídos entrem no set de filmagens e sejam apanhados pelas câmaras.

Se, para alguns, as caras são totalmente desconhecidas, para outros, o momento remete-os para as filas intermináveis à porta do Cinema Águia D’Ouro para assistir, nos anos 70, ao fenómeno indiano “Passado Inesquecível”.

Protagonizado por Akash Murali e Aditi Shankar, mas também com muitos atores portugueses, “Jailed” é a história de uma jovem que se muda para Portugal para estudar na Universidade de Coimbra, mas é presa injustamente, e do seu namorado, que viaja da Índia para provar a inocência da estudante.

Além da Rua 31 de Janeiro, a ação passa pela Avenida dos Aliados, pelas ruas dos Clérigos e das Flores e, para cenas noturnas, por um dos “tesouros do cinema europeu”, a Ribeira, reconhecida, já, pela Academia de Cinema Europeu.

A produção de Bollywood é da indiana XB Film Creators e da All Around the Globe, que tem sede no nosso país. “Jailed” estreia no mercado asiático ainda antes do final do ano.

Desde 2021, altura em que foi constituída, a Filmaporto – film commision já assistiu ao registo de perto de 550 produções cinematográficas, que geraram um impacto económico de cinco milhões de euros na cidade.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026