Em
O Primeiro de Janeiro

30 Apr 2024, 16:16

171

Bombarda transforma-se num laboratório vivo de inovação

O Bombarda – Digital LAB é um laboratório vivo de inovação e vai decorrer entre 4 e 25 de maio, no Canal 180, em pleno quarteirão Bombarda, o epicentro das artes da cidade. A iniciativa é apoiada pela Convocatória Aberta para a Inovação e Transição Digital do Município do Porto.

O programa de inovação e capacitação será distribuído por 10 sessões que se estruturam em três módulos/sprints fundamentais, cada um dedicado a uma fase crucial do processo de inovação e co-criação.

No decurso do programa, baseado em metodologias de Service Design e Design Thinking, serão formadas equipas de trabalho e os participantes desafiados a explorar ferramentas digitais - aplicações low ou no code, realidade aumentada, inteligência artificial, entre outras - que possam funcionar como extensões digitais úteis para dinamizar e promover as qualidades e recursos do Quarteirão Bombarda.

Será orientado em português por uma equipa especializada, composta por Katja Tschimmel e Joana Alves dos Santos (MindShake) e por Rui Grandão (chief technology officer). Estão convidados também estúdios e empresas ligadas à criatividade e à tecnologia digital.

 

Projeto apoiado pelo PRR

À equipa vencedora será atribuído um prémio de mil euros em vales para gastar em estabelecimentos aderentes no próprio quarteirão das artes.

Este projeto complementa os objetivos de capacitação nas áreas da digitalização e novas formas de gestão/governança do Bombarda Digital – um projeto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), promovido pela Câmara Municipal do Porto, Associação Porto Digital e Associação Quarteirão Criativo.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Rua do Beato Inácio de Azevedo arranca com renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
“A escolha do Porto reflete a confiança nas condições que aqui existem” enaltece Pedro Duarte
13/01/2026
Francesco Farioli renova contrato até 2028 como uma grande “prova de confiança”
13/01/2026
Cidade do Porto é cenário da vida clandestina durante a ditadura da curta-metragem de Eloy Domínguez Serén
12/01/2026
Espaços da cidade sem constrangimentos dos estaleiros na Linha Rosa até junho
12/01/2026
O barulho das armas e o silêncio da consciência
9/01/2026
Rua do Beato Inácio de Azevedo arranca com renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026