13 Mar 2022, 0:00
143
O primeiro-ministro liderará conversas com representantes da Dinamarca, Finlândia, Estônia, Islândia, Letônia, Lituânia, Holanda, Suécia e Noruega, antevendo que Vladimir Putin possa estender o seu ataque além da Ucrânia.
O primeiro-ministro vai realizar uma cúpula de dois dias com líderes de países nórdicos e bálticos em negociações destinadas a protegê-los de ataques da Rússia.
Boris Johnson terá conversas com líderes e representantes de nove países em Checkers na segunda-feira e em Downing Street na terça-feira.
Os nove - Dinamarca, Finlândia, Estônia, Islândia, Letônia, Lituânia, Holanda, Suécia e Noruega - são aliados numa Força Expedicionária Conjunta (JEF), uma coalizão de segurança do norte da Europa.
Na agenda da cúpula do primeiro-ministro estarão os movimentos para reforçar a resistência e a defesa europeias a que o presidente russo, Vladimir Putin, possa estender seu ataque além da Ucrânia.
"A segurança europeia foi abalada pelo ataque da Rússia à Ucrânia e, ao lado de nossos parceiros, tomaremos medidas para garantir que emerjamos mais fortes e mais unidos do que antes", disse Johnson.
“Garantir que somos resilientes às ameaças de Putin precisa ir além de nossa base militar, junto com nossos parceiros do Norte e do Mar Báltico, devemos garantir que estamos isolados da interferência e do impacto da Rússia em nossos suprimentos de energia, economia e valores”.
De acordo com fontes de Downing Street, o primeiro-ministro aumentará a importância de uma segurança europeia mais ampla e pedirá aos líderes que trabalhem juntos para garantir que nenhuma outra nação seja vítima da agressão de Putin.
O governo do Reino Unido acredita que o grupo enfrenta ameaças únicas da Rússia, com alguns membros a enfrentar agressões nas suas fronteiras terrestres, nos céus e no Mar do Norte e no Mar Báltico, e muitos também enfrentam ameaças cibernéticas em crescimento.
Johnson receberá o grupo para jantar no Checkers na noite de segunda-feira, depois de convidar os líderes para sua residência rural em Buckinghamshire durante as mais recentes conversas do JEF no mês passado.
Os líderes se reunirão em Londres na terça-feira antes que o primeiro-ministro receba os líderes da Finlândia e da Suécia em Downing Street à tarde.