Bruxelas quer teto máximo para lucros das elétricas e limites à compra de gás russo

Comissão Von der Leyen propõe ainda uma “contribuição solidária” das empresas de combustíveis fósseis, para fazer frente aos preços galopantes no setor energético.

 

A Comissão Europeia quer impor um teto máximo para os lucros das empresas produtoras de eletricidade com baixos custos e uma “contribuição solidária” das empresas de combustíveis fósseis, assim como estabelecer um limite para a compra de gás russo.

Estas três medidas, que Bruxelas quer “imediatas”, fazem parte de um pacote de propostas anunciado esta quarta-feira em Bruxelas pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O objetivo, esclareceu a chefe do executivo comunitário, é “proteger consumidores e empresas vulneráveis”, numa altura em que famílias e empresas enfrentam “preços astronómicos de eletricidade” e se assiste a “uma enorme volatilidade do mercado”.

O pacote inclui ainda duas outras propostas: uma meta vinculativa para redução do consumo de eletricidade, e a facilitação de apoio à liquidez por parte dos Estados-membros para as empresas de serviços energéticos que se confrontam com problemas devido a essa volatilidade do mercado.

Estas propostas foram apresentadas pela presidente do executivo comunitário na antevéspera de um Conselho extraordinário de ministros da Energia, agendado para sexta-feira em Bruxelas, com vista à adoção de medidas ao nível comunitário para fazer face à subida galopante dos preços da energia na UE, agravada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, que já entrou no sétimo mês.

“Estamos perante uma situação extraordinária, porque a Rússia é um fornecedor pouco fiável e está a manipular os nossos mercados energéticos. A nossa unidade e a nossa solidariedade assegurar-nos-ão que prevaleceremos”, declarou Von der Leyen.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cidade do Porto é cenário da vida clandestina durante a ditadura da curta-metragem de Eloy Domínguez Serén
12/01/2026
Espaços da cidade sem constrangimentos dos estaleiros na Linha Rosa até junho
12/01/2026
O barulho das armas e o silêncio da consciência
9/01/2026
Livraria mais bonita do mundo celebra 120 anos com entrada livre
9/01/2026
STCP reforça ligação entre a Baixa do Porto à orla marítima de Gaia
9/01/2026
Indivíduo de 43 anos detido por roubo a casal na via pública
8/01/2026
Município reforça rede de resposta a pessoas em situação de sem-abrigo
8/01/2026
Município reforça investimento na intervenção de reconstrução da dignidade habitacional
7/01/2026
Cidade do Porto é cenário da vida clandestina durante a ditadura da curta-metragem de Eloy Domínguez Serén
12/01/2026
Espaços da cidade sem constrangimentos dos estaleiros na Linha Rosa até junho
12/01/2026