Em
O Primeiro de Janeiro

26 Mar 2022, 0:00

175

Câmara do Porto debate novo Plano de Gestão do Centro Histórico

Na reunião do executivo municipal da próxima segunda-feira, 28 de março, a Câmara do Porto vai debater a proposta do novo Plano de Gestão e Sustentabilidade para o Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar.

O documento, assinado pelo vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, pretende “harmonizar a proteção do património com a vivência diária da cidade” e, simultaneamente, promover a “revitalização social, económica e patrimonial do sítio classificado”.
“Traça uma visão para o futuro de um Centro Histórico respeitador do Valor Universal Excecional e sustentável, atrativo para residentes, investidores e visitantes, integrador de comunidades diversificadas, ativas e intergeracionais, com forte reconhecimento nacional e internacional”, destacou, citado pelo Porto.
A missão do plano, prosseguiu, é garantir a “salvaguarda e a valorização do bem incluído na lista da UNESCO” durante a próxima década, seguindo, para tal, “os princípios de gestão, de planeamento e de boas práticas, explícitos nas cartas e convenções internacionais, bem como no cumprimento da legislação do estado-membro da Convenção do Património Mundial sobre o património”.
O novo Plano de Gestão e Sustentabilidade para o Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar, que poderá ser aprovado na reunião do executivo municipal da próxima semana, foi desenvolvido em conjunto com a empresa municipal Porto Vivo e apoiado por uma equipa de especialistas e docentes das Faculdades de Engenharia, de Arquitetura, de Economia e de Letras da Universidade do Porto.
Importante referir que o plano em causa vai ser debatido precisamente no dia em que celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos. De forma a assinalar a data, a Câmara Municipal do Porto preparou um programa de atividades gratuitos que acontece este sábado, dia 26 de março.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
U.Porto aproxima-se de um máximo histórico na mobilidade internacional
27/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026