22 Dec 2021, 8:56
499
A Câmara do Porto vai assumir a reabilitação da casa de António Rebordão Navarro, que foi doada em testamento à Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), para abri-la como residência artística polivalente. O acordo com a SPA contempla ainda a criação de um prémio literário em homenagem ao escritor.
Com uma vida dedicada à literatura e poesia, foi ainda membro da direção da Sociedade Portuguesa de Autores, tendo sempre apoiado a cooperativa. Nos últimos anos, editou e reeditou alguns títulos de ficção e foi homenageado pela SPA no Museu Soares dos Reis, onde lhe foi entregue a medalha de honra da cooperativa.
O acordo foi feito após uma reunião entre o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o presidente da SPA, José Jorge Letria, realizada na semana passada, nos Paços do Concelho e prevê também a criação de um prémio literário em homengem ao escritor.
O prémio, com periodicidade anual, estará ao encargo da autarquia que se prontifica a requerer “500 exemplares à editora que der a chancela à obra vencedora na área da ficção narrativa”. O regulamento será agora esboçado pelas duas entidades.
A casa “será confiada à do Porto, em regime de direito de superfície, por um período de 20 anos”, uma vez que a SPA reconhece não estar disponível “para realizar uma dispendiosa intervenção financeira na casa”.