Câmara vence “Prémios Verdes” com o edifício da GO Porto e Porto Ambiente

Precisamente a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a Câmara do Porto foi distinguida com o galardão de arquitetura sustentável dos “Prémios Verdes”, promovidos pela revista Visão e pelo grupo Águas de Portugal. A iniciativa distinguiu o Edifício de São Dinis na categoria de arquitetura sustentável, noticiou o Porto.pt na segunda-feira. 
Os “Prémios Verdes” receberam um total de cerca de 150 candidaturas nesta edição de estreia, organizada em dez categorias para distinguir os melhores projetos na área do ambiente.
O Edifício de São Dinis, junto da Rua de Serpa Pinto, data do século XIX e teve várias vidas, tendo já funcionado como matadouro e, mais tarde, como canil e serviços municipais. Em julho de 2021, depois da reabilitação concluída, passou a acolher duas empresas municipais: a GO Porto – Gestão e Obras do Porto - e a Porto Ambiente. Este será também o primeiro imóvel público de reabilitação do país a receber a certificação LEED (certificação ambiental para edifícios).
A aposta na sustentabilidade foi seguida ao longo de todo o projeto e empreitada, tendo sido criadas as melhores condições para oferecer as respostas mais eficientes no uso quotidiano a que estava destinado. A título de exemplo, entre os aspetos destacados na candidatura, inclui-se: a existência de coberturas verdes regadas a partir de uma rede de água reaproveitada; uma poupança de energia de cerca de 40%, quando comparado com um edifício com dimensão e necessidades similares; o facto de os resíduos da obra terem sido aproveitados em cerca de 93%; a existência de sistemas de irrigação capazes de poupar 60% nos consumos de água.
A reabilitação representou um investimento de 4,5 milhões de euros e teve a duração de aproximadamente dois anos, respeitando a identidade do património edificado em causa e convertendo-o num equipamento de futuro.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024