Capital Nacional do Padel regressa à cidade

O Mimosa Open Porto está de regresso para a segunda edição dedicada, em exclusivo, ao universo do padel. Esta semana, a Placa Nova do Parque da Cidade (e não só) acolhe centenas de duplas e promete momentos de competição e muita animação, com entrada livre.

Num momento em que o padel deixou de ser um fenómeno e passou a ser um desporto com milhões de seguidores pelo mundo todo, o Porto entra na rota dos grandes eventos da modalidade. São esperados 958 atletas e milhares de espectadores. Os jogos decorrem até domingo, dia 22, uma iniciativa da Top Padel, em parceria com a Câmara do Porto, a Federação Portuguesa de Padel e a Mimosa.

Para Catarina Araújo, vereadora do Desporto e da Juventude, "é de extrema importância a cidade ter um evento desta qualidade". "É um dos torneios mais relevantes no panorama nacional e internacional e faz todo o sentido associarmo-nos a uma iniciativa desta dimensão. Isto acontece numa altura em que o padel conhece uma adesão crescente na cidade, com um número cada vez maior de praticantes sociais e profissionais", sublinha.

Aliás, acrescenta, "alguns dos melhores atletas desta modalidade são do Porto, o que podemos comprovar com o número de desportistas apoiados pelo Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo.
Esta parceria vem na sequência da edição do ano passado, que foi um espelho do sucesso, num local privilegiado e com uma vista avassaladora sobre o mar e sobre o nosso Estádio de Praia [instalado na Praia Internacional do Porto]".

Do lado da Federação Portuguesa de Padel, Ricardo Oliveira, presidente desta estrutura, refere que o padel nacional é, atualmente, uma "referência a nível mundial", sendo o crescimento espontâneo desta modalidade, nos últimos anos, um reflexo da qualidade e empenho dos nossos atletas. "E o Mimosa Open é uma referência a nível nacional, com prestígio inegável, o que nos merece o apoio total sempre que acontece", destaca.

A expectativa para a edição deste ano é, por isso, a de superar, largamente, a de 2023. A começar pelo número de participantes. "No ano passado contamos com cerca de 400 duplas, mas este ano, até pela especificação da prova – que passa dos 10 mil pontos para os 20 mil pontos -, contamos ter 608 pares em competição", revela Alexandre Sande, da Top Padel, entidade responsável pela iniciativa.

O aumento do número de inscritos encontra eco na duplicação do prize money: No ano passado era superior a 13 mil euros e, este ano, passou para mais de 26 mil euros.

Como curiosidade, o Mimosa Open Porto acontece, precisamente, dez anos depois da montagem do primeiro campo de padel num recinto público, "Praça de D. João I", em frente ao Rivoli, o que atesta a dinâmica crescente que este desporto tem conquistado ao longo dos anos na cidade do Porto.

Para Catarina Araújo, eventos como este, “que valorizam a inclusão de todos, representam o que, para nós, é o mais importante: a democratização do acesso ao desporto”. Ou seja, num evento de “portas abertas”, todos são bem-vindos.

 

Fonte: CM Porto

Foto: Guilherme Costa Oliveira

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A ecologia integral
17/01/2025
Invicta novamente eleita uma das dez melhores cidades do mundo em 2025
17/01/2025
Cidade do Porto vai ter nova tecnologia para as ações de fiscalização de estacionamento irregular
17/01/2025
Reabilitação de prédio em Paranhos ganha seis fogos de arrendamento acessível
16/01/2025
Parque Desportivo de Ramalde acolhe uma centena de jovens em Torneio de Râguebi
16/01/2025
Nem pior nem melhor, apenas diferente.
15/01/2025
Município abre duas estações de metro para acolher sem-abrigo nas noites de frio
15/01/2025
Nova residência para estudantes vai ser criada na zona da Sé
15/01/2025
A ecologia integral
17/01/2025
Invicta novamente eleita uma das dez melhores cidades do mundo em 2025
17/01/2025