Casa dos Livros": a nova casa da cultura portuguesa da U.Porto no Palacete Burmester

A nova "casa" do Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto foi inaugurada na sexta-feira, no Palacete Burmester.
Vasco Graça Moura, Herberto Helder, Manuel António Pina, Óscar Lopes, António Cortesão, Humberto Baquero Moreno e, em breve, Albano Martins e Eugénio de Andrade. Todos eles serão “moradores” da nova “Casa dos Livros” – Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto. Instalado no Palacete Burmester, no Campo Alegre, este novo espaço gerido pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) visa conservar, promover e divulgar os acervos documentais de algumas das principais figuras da cultura e literatura em Portugal.
Pensada especialmente para a comunidade académica e científica, podemos dizer que a “Casa dos Livros” nasceu graças a Vasco Graça Moura. Desde logo, no nome. Recupera e homenageia a designação que Vasco Graça Moura dera ao seu espaço de trabalho e criação, na propriedade rural Eira do Catavento (concelho de Almeirim). É isso mesmo que os visitantes vão poder ver.
Numa das salas, está exatamente “recriado” o espaço de trabalho do escritor português, com a sua secretária e outros objetos pessoais. Mas não só. A “Casa dos Livros” acolhe o acerco integral de livros, revistas, manuscritos e obras em várias línguas daquela que é uma das principais figuras da cultura Portuguesa. O acervo foi entregue, em 2016, à FLUP pelos filhos, em regime de comodato. 
Enquanto Centro de Estudos da Cultura em Portugal (CECUP), a “Casa dos Livros” terá como principal missão promover atividades que impulsionem o estudo multifacetado e interdisciplinar, com novas leituras de obras, correntes de pensamento e ideias literárias e artísticas. Terá, para isso, prevista a organização de exposições, cursos livres, visitas guiadas e outras atividades de interesse para a Universidade e cidade.
Cabe à Faculdade de Letras garantir a conservação, acondicionamento, segurança e tratamento dos acervos, bem como a gestão das consultas e requisições. Todos os documentos e obras estarão disponíveis para consulta (no local), pelo público nacional e internacional. Os acervos de Herberto Helder e Manuel António Pina, por serem em formato digital, estarão disponíveis para requisição, mediante autorização prévia. 

Eugénio de Andrade “muda-se”, em breve, para a “Casa dos Livros”
A Câmara Municipal do Porto aprovou, recentemente, a cedência do espólio de Eugénio de Andrade à Faculdade de Letras da U.Porto. A partir da “Casa dos Livros”, a FLUP terá como missão promover o ensino, estudo e divulgação da obra de um dos mais relevantes poetas portugueses do século XX. 
O município e a FLUP vão também estabelecer um protocolo para a doação, por parte da Câmara Municipal do Porto, nos próximos três anos, de 60 mil euros, 20 mil anualmente, para apoiar o “tratamento e disponibilização ao público de todos os fundos documentais em formato físico e digital à sua guarda”.
A “Casa dos Livros” estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025