Centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís

A sessão de apresentação das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís decorre esta terça-feira, dia 21 de junho, em Amarante. Para além de Amarante, outros municípios e entidades associaram-se a estas comemorações como Vila do Conde, Baião, Esposende, Porto, Póvoa do Varzim e Peso da Régua, a Direção Regional de Cultura do Norte, as Universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando como apoio institucional da CCDR-NORTE.
O Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso recebe, na próxima terça-feira, o evento de apresentação das comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís. O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, estará presente.
O momento servirá para dar a conhecer parte relevante do programa oficial das comemorações, que decorrem entre 15 de outubro de 2022 e a mesma data, em 2023, e celebrar o protocolo de cooperação que junta as instituições promotoras.
A cerimónia contará com a presença da filha da escritora, Mónica Baldaque, do presidente da autarquia, José Luís Gaspar, e do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, entre outros.
O programa de iniciativas incluirá exposições sobre a vida e obra, produções artísticas e documentais, evocações e roteiros, entre outras ações.
Entre as instituições promotoras do Centenário estão os Municípios de Amarante, Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde, a Direção Regional de Cultura do Norte, as Universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e do Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando com o apoio institucional da CCDR-NORTE.
Agustina Bessa-Luís nasceu em Amarante, a 15 de outubro de 1922. Ao longo da sua vida, e até se fixar no Porto, residiu em vários concelhos e geografias do Norte de Portugal.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024