Centro de Inovação Social debate violência de género e doméstica

O isolamento social de vítimas de violência de género e doméstica esteve em debate em mais uma sessão do InPorto!, projeto municipal que tem como objetivo apelar à empatia e ao envolvimento de agentes da sociedade civil, setor público, privado e da academia.

O encontro decorreu no Centro de Inovação Social do Porto (CIS) e contou com a participação do vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, que destacou a importância do tema. Uma área que a Câmara do Porto tem vindo a dar uma especial atenção por considerar que é necessário investir nas situações de maior vulnerabilidade social, numa perspetiva de prevenção e atuação sobre as situações que ainda persistem, sendo fundamental mobilizar toda a cidade para melhor identificar e diagnosticar o problema para depois se encontrar as melhores respostas.

O vereador da Coesão Social destacou ainda o trabalho que tem vindo a ser feito nesta área, nomeadamente o Protocolo de Cooperação para Igualdade e a Não Discriminação, celebrado com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em maio de 2022, estando em elaboração o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação. O Município tem já duas conselheiras locais para a igualdade, criou a Equipa para a Igualdade na Vida Local e aderiu, recentemente, à Rede de Autarquias para a Igualdade.

A Divisão Municipal de Desenvolvimento e Inovação Social, através do Centro de Inovação Social do Porto, tem como principais atribuições capacitar e empoderar os empreendedores sociais e as entidades do terceiro sector, nas áreas do Empreendedorismo e Inovação Social.

A atuação do CIS do Porto passa pelo acompanhamento e apoio logístico à implementação de projetos de empreendedorismo social, estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas para contribuir e participar em projetos e programas socialmente inovadores e ainda pela participação em iniciativas que concorram para inclusão social de públicos mais vulneráveis.

O projeto Municipal InPorto! tem como foco os problemas sociais da cidade. Assim, esta iniciativa pretende promover dinâmicas que permitam e potenciem a colaboração, troca de experiências, informação e a criação de uma visão e atuação comum para o ecossistema de impacto na cidade. Pretende-se o envolvimento dos diversos agentes que compõe o ecossistema: entidades públicas e privadas, sociedade civil e academia. Estas dinâmicas pretendem promover o conceito e disseminação de boas práticas na área da inovação social.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Histórico Shopping Brasília comemora 49 anos a pensar no futuro
25/11/2025
Veículos pesados vão deixar de pagar portagens na CREP para aliviar trânsito na VCI
25/11/2025
“Insuficiência dos apoios atribuídos ao cuidador principal” do cancro pediátrico
24/11/2025
Bicampeões Nacionais de Hóquei em Patins derrotados em Lisboa
24/11/2025
A Beleza da Liturgia e o Êxodo dos Fiéis
21/11/2025
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025