22 Jul 2025, 8:15
30
Tereza Valentova conquistou, no passado domingo, o título do Porto Open, torneio do circuito WTA 125, assinalando com chave de ouro o regresso do ténis feminino internacional à cidade do Porto, algo que já não acontecia há 24 anos.
A tenista checa, de apenas 18 anos e atual 129.ª classificada do ranking mundial, bateu na final a tailandesa Lanlana Tararudee (187.ª do ranking WTA) com os parciais de 6-4 e 6-2, após 1h46 de um jogo que preencheu as bancadas do court central do Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Com esta vitória, Tereza Valentova, antiga número quatro mundial de sub-18, campeã júnior de Roland Garros na época passada e finalista do US Open no ano anterior, conquistou o quarto título da temporada, o segundo da categoria WTA 125 — depois de ter vencido recentemente em Grado, Itália — e o nono de um palmarés que promete ser bastante recheado.
Ao vencer no Porto o segundo troféu WTA, em duas participações em provas desta categoria, a tenista da Chéquia fica às portas do top 100. No ranking tornado público esta segunda-feira, Valentova ocupa o 106.º lugar, tendo subido 23 lugares.
O regresso do Eupago Porto Open ao calendário da WTA marcou o arranque da 27.ª edição da prova, que se estende por mais duas semanas: já este domingo começou um ITF M25 (com 28 portugueses em ação no qualifying) e, a partir do próximo fim de semana, acontece mais uma edição do Torneio Challenger.
Organizado pela Associação de Ténis do Porto, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis e com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto, o Eupago Porto Open integra o calendário oficial do ATP Challenger Tour desde 2021.
Fonte: CM Porto
Foto: Nuno Miguel Coelho