31 Oct 2024, 16:00
189
A cidade do Porto vai ser palco da maior reunião interassociativa LGBTQIA+ promovida pela Associação de Organizadores Europeus Pride (EPOA, na sigla em inglês). Durante três dias, duas centenas de associações e movimentos LGBTQIA+ reúnem-se para a 31.ª edição do encontro que traz momentos de networking, workshops e a apresentação de propostas para a organização do EuroPride 2027.
Com mais de 100 organizações membro espalhadas por mais de 40 países na Europa, a EPOA procura "promover o orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e intersexo, numa rede pan-europeia e capacitar e apoiar as organizações de orgulho locais e nacionais nos seus esforços de promoção da identidade".
Com a EuroPride 2025 a acontecer em Portugal (Lisboa) é no Porto que será escolhida a cidade anfitriã da Marcha de Orgulho LGBTQIA+ em 2027, entre Torremolinos (Itália), Torino (Dinamarca), Vilnius (Lituânia) e Gloucestershire (Reino Unido).
Dos vários workshops em torno de temáticas LGBTQIA+, a organização destaca a presença da vice-presidente da Variações - Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal, organizadora do evento, num debate sobre Código de Ética do Ativismo LGBI. Existe uma "necessidade de uma fundamentação ética no terceiro sector" e de "estratégias para a criação de um código de ética para o ativismo LGBTQIA+ pan-europeu: partidarização, emancipação e pinkwashing", afirma Alexandra Pais de Sousa.
A reunião da EPOA acontece entre os dias 1 e 3 de novembro, no Renaissance Porto Lapa Hotel, e conta com o apoio da Câmara do Porto.
Fonte/Foto: CM Porto