3 Sep 2024, 11:28
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Entre 5 de setembro e 30 de novembro, o Batalha Centro de Cinema apresenta no Foyer 1 a exposição "A Cine-fotonovela: Um cinema impresso esquecido", com curadoria de Jan Baetens.
De entrada livre, a exposição propõe uma revisitação da história e das características das cine-fotonovelas, formato popular na Europa — primeiro em Itália e depois em França — na década entre 1955 e 1965.
Inspiradas pelo sucesso das fotonovelas, as cine-fotonovelas adaptavam filmes notáveis daquele tempo, americanos e europeus, para o formato impresso. Reutilizando fotogramas e fotografias de cena, recontam o enredo completo de um filme em histórias de aproximadamente 50 páginas e 300 imagens, com balões de diálogo para as falas e legendas para a narração.
A propósito da exposição, no dia 18 de setembro, quarta-feira, às 19h15, o curador Jan Baetens, professor e historiador, vai orientar uma palestra sobre a história e as especificidades da cine-fotonovela. A palestra será acompanhada da exibição de "La jetée", do cineasta, poeta, romancista e artista Chris Marker.
Considerado um dos mais influentes filmes de ficção científica, a obra desafia o conceito do cinema enquanto imagem em movimento. Através do recurso narrativo de fotomontagem (cerca de 200 fotografias em 26 minutos), acompanha um homem num cenário pós-apocalíptico que é obrigado a viajar no tempo para encontrar uma solução para o destino da humanidade.
O cinema tem sido adaptado para publicações impressas desde os seus primórdios, e continua a sê-lo de diferentes formas. Contudo, na década de 1955–1965, o formato de adaptação mais popular na Europa (primeiro em Itália, depois em França) era o da cine-fotonovela, fortemente inspirado pelo sucesso das fotonovelas.
Reutilizando fotogramas e fotografias de cena, as cine-fotonovelas recontam a história completa de um filme em histórias de aproximadamente 50 páginas e 300 imagens, todas elas com balões de diálogo para as falas e legendas para a narração.
A presente exposição propõe uma visão acerca da história e das características deste suporte há muito esquecido, focando-se ainda na ampla diversidade das revistas que publicavam muitos dos filmes notáveis daquele tempo, americanos e europeus.