Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto

Pelo quarto ano consecutivo, a Filmaporto vai atribuir cinco bolsas, no valor de 20 mil euros cada, para financiar projetos fílmicos desenvolvidos na cidade do Porto, num valor global de 100 mil euros. A fase de candidaturas decorre entre hoje, 27 de maio, e as 18 horas de 21 de junho e o regulamento pode ser consultado na página da Filmaporto - film commission.

O apoio será atribuído mediante um concurso a propostas de cinema de ficção, documentário ou animação, séries, cinema experimental e ensaio. À semelhança das edições anteriores, existem duas modalidades de financiamento, dirigidas a diferentes públicos

À bolsa Neves podem candidatar-se artistas e cineastas residentes no município do Porto e entidades produtoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, em conjunto com artistas e cineastas residentes no Porto.

Já a bolsa Pascaud é destinada a artistas e realizadores residentes fora do município do Porto e entidades produtoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, em conjunto com artistas e cineastas residentes fora do município do Porto.

Este ano, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud e as candidaturas serão avaliadas por um júri composto por Luís Urbano (produtor de cinema), Melanie Pereira (cineasta) e Tomás Paula Marques (cineasta e artista visual).

As bolsas recebem o nome da primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto, a Neves & Pascaud.

Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.

Na edição anterior, foram apoiados projetos de Tânia Dinis, José Magro, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Pedro Lino e Marcelo Pereira.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024
Alunos de escola portuense vencem prémio Filme de Animação em Itália
14/06/2024
Homem detido por arremesso de pedra contra esquadra em Cedofeita
14/06/2024
Videovigilância ajuda Polícia a identificar suspeitos de violência na noite de segunda-feira
14/06/2024
“A gente não deixa e o presidente também não vai deixar, vai estar connosco”
14/06/2024
Basquetebol: captações para atletas nascidos entre 2009 e 2013
14/06/2024
STCP anuncia horários de "verão" a partir deste sábado
14/06/2024
Voleibol: sete atletas de saída
14/06/2024
Museu do Carro Eléctrico regressa à atividade noturna
14/06/2024