Cinema rodado na Invicta apoiado pela Filmaporto

Pelo quarto ano consecutivo, a Filmaporto vai atribuir cinco bolsas, no valor de 20 mil euros cada, para financiar projetos fílmicos desenvolvidos na cidade do Porto, num valor global de 100 mil euros. A fase de candidaturas decorre entre hoje, 27 de maio, e as 18 horas de 21 de junho e o regulamento pode ser consultado na página da Filmaporto - film commission.

O apoio será atribuído mediante um concurso a propostas de cinema de ficção, documentário ou animação, séries, cinema experimental e ensaio. À semelhança das edições anteriores, existem duas modalidades de financiamento, dirigidas a diferentes públicos

À bolsa Neves podem candidatar-se artistas e cineastas residentes no município do Porto e entidades produtoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, em conjunto com artistas e cineastas residentes no Porto.

Já a bolsa Pascaud é destinada a artistas e realizadores residentes fora do município do Porto e entidades produtoras com sede nos concelhos do Porto, Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, em conjunto com artistas e cineastas residentes fora do município do Porto.

Este ano, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud e as candidaturas serão avaliadas por um júri composto por Luís Urbano (produtor de cinema), Melanie Pereira (cineasta) e Tomás Paula Marques (cineasta e artista visual).

As bolsas recebem o nome da primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto, a Neves & Pascaud.

Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.

Na edição anterior, foram apoiados projetos de Tânia Dinis, José Magro, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Pedro Lino e Marcelo Pereira.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024