9 Mar 2022, 0:00
234
Tudo começou, em Março de 2006, com a presença de Vicente Jorge Silva, que foi director do jornal Público, primeiro convidado para falar de jornalismo.
No dia 14 de Março (segunda-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores a convite de Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador, terá presente Joana Marques Vidal, magistrada do Ministério Público, tendo sido Procuradora-Geral da República.
Quando o Clube dos Pensadores ( CdP) interrompeu as suas sessões em 2019, por cansaço de Joaquim Jorge e, também, já não se justificava a sua intervenção pública. Contudo passado este tempo, a insistência de muita gente, a política amansada, o medo, a subsidiodependência, fez-nos mudar de opinião.
É um risco que corremos, já não é novidade, mas achamos que se justifica, termos um Clube dos Pensadores ( CdP) em versão soft e actualizada no seu formato.
O PS ao ter uma maioria absoluta, num horizonte até 2026 e com a distribuição do PRR ( Plano de Recuperação e Resiliência) estará omnipresente na vida política portuguesa. Há muitos portugueses que se refugiam no PS para terem segurança e subsídios, assim, a vida política está a ficar mexicanizada. Para qualquer lado que se olhe está lá um socialista, um familiar ou um amigo.
Numa democracia o contraditório e a liberdade de discordar fazem parte do seu nobre léxico.
Deste modo, o Clube dos Pensadores pela mão do seu fundador Joaquim Jorge achou por bem, sempre que se justifique realizar uma sessão aqui ou acolá, não com a cadência mensal e nos moldes anteriores, mas debates pontuais ao longo do tempo.
O imenso dinheiro que vem da Europa, está em jogo o futuro de Portugal. Encolher os ombros e estar em silêncio não faz parte do nosso ADN.
O medo desta pandemia não nos pode paralisar de pensar e ter ideias. A guerra na Ucrânia é algo pelo qual os portugueses vão pagar caro.
Há temas que nos preocupam e que serão debatidos ao longo do tempo.
A justiça e a percepção que os portugueses têm da sua lentidão e ineficácia. A noção que há uma justiça para ricos, poderosos e influentes e que há outra justiça para pobres e sem recursos é nefasta. Por outro lado, tem que haver uma verdadeira separação entre o poder político e o poder judicial.
A reforma do sistema político, a reforma da lei eleitoral, a regionalização, a imprensa e a sua independência, a indiferença social, a corrupção, o papel de um PR perante uma maioria absoluta.
Portugal precisa de mais oposição, menos unanimismo e mais gente a pensar de forma diferente.
O Clube dos Pensadores, ao longo destes anos, já recebeu Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e muitas figuras gratas do panorama nacional. Procuraremos, no futuro, ter presente líderes de outras formações políticas: IL, Chega, PAN, Livre.
Nota: a sala do hotel onde se vai desenrolar a sessão respeita todas as normas de segurança exigidas pela DGS. Distanciamento dos lugares sentados entre si, uso de máscara, sala devidamente ventilada e com um pé direito superior ao normal o que permite a circulação de ar. Entrada ampla que evita ajuntamentos. Entrada livre.