Clube dos Pensadores assinala 16 anos com Joana Marques Vidal

Tudo começou, em Março de 2006, com a presença de Vicente Jorge Silva, que foi director do jornal Público, primeiro convidado para falar de jornalismo.

No dia 14 de Março (segunda-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores a convite de Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador, terá presente Joana Marques Vidal, magistrada do Ministério Público, tendo sido Procuradora-Geral da República.

Quando o Clube dos Pensadores ( CdP) interrompeu as suas sessões em 2019, por cansaço de Joaquim Jorge e, também, já não se justificava a sua intervenção pública. Contudo passado este tempo, a insistência de muita gente, a política amansada, o medo, a subsidiodependência, fez-nos mudar de opinião.

É um risco que corremos, já não é novidade, mas achamos que se justifica, termos um Clube dos Pensadores ( CdP) em versão soft e actualizada no seu formato. 

O PS ao ter uma maioria absoluta, num horizonte até 2026 e com a distribuição do PRR ( Plano de Recuperação e Resiliência) estará omnipresente na vida política portuguesa. Há muitos portugueses que se refugiam no PS para terem segurança e subsídios, assim, a vida política está a ficar mexicanizada. Para qualquer lado que se olhe está lá um socialista, um familiar ou um amigo.

Numa democracia o contraditório e a liberdade de discordar fazem parte do seu nobre léxico.

Deste modo, o Clube dos Pensadores pela mão do seu fundador Joaquim Jorge achou por bem, sempre que se justifique realizar uma sessão aqui ou acolá, não com a cadência mensal e nos moldes anteriores, mas debates pontuais ao longo do tempo.

O imenso dinheiro que vem da Europa, está em jogo o futuro de Portugal. Encolher os ombros e estar em silêncio não faz parte do nosso ADN.

O medo desta pandemia não nos pode paralisar de pensar e ter ideias. A guerra na Ucrânia é algo pelo qual os portugueses vão pagar caro.

Há temas que nos preocupam e que serão debatidos ao longo do tempo.

A justiça e a percepção que os portugueses têm da sua lentidão e ineficácia. A noção que há uma justiça para ricos, poderosos e influentes e que há outra justiça para pobres e sem recursos é nefasta. Por outro lado, tem que haver uma verdadeira separação entre o poder político e o poder judicial.

A reforma do sistema político, a reforma da lei eleitoral, a regionalização, a imprensa e a sua independência, a indiferença social, a corrupção, o papel de um PR perante uma maioria absoluta.

Portugal precisa de mais oposição, menos unanimismo e mais gente a pensar de forma diferente.

O Clube dos Pensadores, ao longo destes anos, já recebeu Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e muitas figuras gratas do panorama nacional. Procuraremos, no futuro, ter presente líderes de outras formações políticas: IL, Chega, PAN, Livre.


Nota: a sala do hotel onde se vai desenrolar a sessão respeita todas as normas de segurança exigidas pela DGS. Distanciamento dos lugares sentados entre si, uso de máscara, sala devidamente ventilada e com um pé direito superior ao normal o que permite a circulação de ar. Entrada ampla que evita ajuntamentos. Entrada livre.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município do Porto garantiu mais de 13 mil refeições escolares nas férias de Natal
26/01/2026
Bicampeões do hóquei em patins regressam às vitórias
26/01/2026
Linha Rosa condiciona trânsito em frente à Estação de S. Bento
23/01/2026
Inauguradas novas Salas de Brincar Serviço Oncologia Pediátrica do Hospital de São João
23/01/2026
Joaquim Jorge no Executive Tea Club
22/01/2026
PSP detém sete indivíduos por tráfico de estupefacientes na cidade do Porto
22/01/2026
Alojamento ilegal com dezenas de imigrantes selado no centro do Porto
22/01/2026
"O Porto não tem um problema de falta de habitação. Tem um problema de falta de habitação a preços comportáveis”
21/01/2026
Município do Porto garantiu mais de 13 mil refeições escolares nas férias de Natal
26/01/2026
Bicampeões do hóquei em patins regressam às vitórias
26/01/2026