Em
O Primeiro de Janeiro

8 Feb 2024, 0:00

225

​​​​​​​Clube dos Pensadores: comemoração dos 18 anos inicia-se com Pedro Santana Lopes

O Clube dos Pensadores (CdP), em 2024 atinge a maioridade cívica ao fazer 18 anos, no ano em que o 25 de Abril faz 50 anos.

O CdP sempre pugnou pelo debate de ideias e dar voz às pessoas.

Esta data que é um marco na participação cívica e na cidadania vai ter três momentos:

1 - A presença de Pedro Santana Lopes no dia 16 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 21h30, em Hotel Holiday Inn Porto-Gaia;

2 - A presença de Joaquim Jorge como convidado que será entrevistado pela jornalista Rute Marinho (ideia dos membros do CdP), no dia 1 de Março, pelas 21h30, em Hotel Holiday Inn Porto- Gaia;

3 - O culminar desta comemoração com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa (convidado, mas não confirmado). Data a designar.

Pedro Santana Lopes  esteve no CdP, num dos seus momentos mais altos, em que fez a sua reaparição pública depois de ter sido Primeiro-Ministro de Portugal, em 2007, no 1.º aniversário do Clube. 

A política portuguesa precisa de mais humanismo e aceitar o outro, apesar de pensar diferente. A critica decente e a liberdade de expressão são inegociáveis.

Pedro Santana Lopes (PSL) é um case study, o tempo tem-lhe dado razão em muitas questões. PSL já foi quase tudo na política ( deputado, eurodeputado, secretário de Estado, líder do PSD, líder Parlamentar, Primeiro-Ministro, presidente de Câmara, provedor da SCML), só lhe falta ser Presidente da República. É um lutador, incómodo, inteligente, perspicaz, controverso, afável e amigo. 

Pedro Santana Lopes, “elogiou o trabalho fantástico de Joaquim Jorge e enalteceu esta atitude um pouco romântica da interpretação da cidadania e o correr por fora do normal funcionamento dos partidos”.

Marcelo Rebelo de Sousa ( MRS) que já passou pelo clube, uns meses antes de ser eleito Presidente da República, tem enviado missivas pelos seus aniversários. Disse um dia que, “tenta estar atento ao que Joaquim Jorge escreve e diz há muitos anos”.

Marcelo Rebelo de Sousa é o cidadão mais importante do país, Presidente da República, um menino bem por educação e um menino bem da política que procura humanizá-la, conciliá-la e torná-la menos crispada. 

A sua maneira de ser, por vezes, traio. Contudo, quem não tem defeitos?! Todavia, todas as suas virtudes são muito benéficas ao país: cultura, inteligência, visão de futuro e representar Portugal além-fronteiras.

Marcelo Rebelo de Sousa define Joaquim Jorge como uma pessoa ”determinada, persistente, iconoclasta e inteligente”.

O CdP, num passado recente, recebeu: Joana Marques Vidal, antiga Procuradora-Geral da República; Cotrim de Figueiredo, ex-líder da IL; Brilhante Dias, líder parlamentar do PS; Luís Montenegro, líder do PSD; André Villas-Boas, candidato a presidente do FC Porto; Luís Filipe Menezes, antigo presidente da CM Gaia e líder do PSD. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025
Festival da comida Continente regressa ao Parque da Cidade este fim de semana
11/07/2025
Túnel de Ceuta condicionado ao trânsito
10/07/2025
Eupago Porto Open regressa ao Monte Aventino para três semanas de ténis internacional
10/07/2025
Monte Pedral e Monte da Bela com construção de habitação acessível adiada
9/07/2025
Boavista FC lança aposta em novos talentos para a época 2025/2026
9/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025
Portugal deve muito aos Seminários
11/07/2025
PSP do Porto fiscaliza cerca de 30 alojamentos com estrangeiros ilegais
11/07/2025