24 May 2022, 0:00
202
No dia 30 de Maio (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores a convite de Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador, terá presente, André Ventura, líder do Chega que nas últimas eleições teve um resultado que fez pensar muitos portugueses.
O Chega, com todas as vicissitudes na sua formação, foi aceite pelo Tribunal Constitucional, em que consta o seu programa.
Ao estarem, constantemente, a criticar e a colocar ao ostracismo o Chega só lhe estão a dar votos. Se, o Chega é um partido legal em Portugal, quem não concorda que, o combata com ideias e propostas.
A Constituição da República no seu artigo 46.º é claro: “não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares fora do Estado ou das Forças Armadas, nem organizações que perfilhem a ideologia fascista”.
O Chega é um partido legalizado, não é um partido fascista, neste caso, deixemo-nos de lamentações e lamúrias.
Tentemos perceber por que é que ele existe e cada vez tem mais seguidores e procurem combatê-lo no quadro democrático.
O Chega é mais um partido do espetro político português, que está com uma forte garra e dinâmica.
O Chega tem a particularidade, a inteligência e a força de dizer algumas verdades duras que muitos portugueses gostam e por isso, traduz-se no relevo eleitoral que alcançou.
O Chega fala de realidades que existem em Portugal e vai de encontro às preocupações de muitos portugueses.
A necessidade de mudança política e institucional profundas com o aparecimento de novos partidos, que é o caso do Chega, sentida por muitos cidadãos que suscitam a esperança que é possível concretizá-la.
Há muitos portugueses que querem romper com esta polarização política e mediática entre PS e PSD. Outros refugiam-se no PS para terem segurança e subsídios, assim, a vida política está a ficar “ socialistizada”. Para qualquer lado que se olhe está lá um socialista, um familiar ou um amigo.
Deste modo, o Clube dos Pensadores pela mão do seu fundador Joaquim Jorge achou por bem, convidar André Ventura para um debate da sociedade civil.
Há temas que nos preocupam e que serão debatidos ao longo do tempo: justiça ; reforma do sistema político; reforma da lei eleitoral; regionalização; imprensa; indiferença social; corrupção; papel do PR perante uma maioria absoluta.
O Clube dos Pensadores recebeu, recentemente, Joana Marques Vidal. Ao longo destes anos, já teve presente Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e muitas figuras gratas do panorama nacional. Procuraremos, no futuro, ter presente líderes de outras formações políticas: IL, PAN, Livre.
Nota: a sala do hotel onde se vai desenrolar a sessão respeita todas as normas de segurança exigidas pela DGS, sala devidamente ventilada e com um pé direito superior ao normal o que permite a circulação de ar. Entrada ampla que evita ajuntamentos. Entrada livre.