21 Apr 2025, 11:59
117
O Clube dos Pensadores, por Joaquim Jorge seu fundador, convidou Henrique Gouveia e Melo, almirante, tendo desempenhado as funções de Chefe do Estado-Maior da Armanda, para estar presente dia 28 de abril (segunda-feira), às 21h30 no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.
O tema versará Geopolitica.
Já tinha sido convidado quando era Chefe do Estado-Maior da Armanda, na altura não foi possível, mas chega agora o momento.
Para estas eleições legislativas antecipadas para o dia 18 de maio, os debates ignoram o que se passa no Mundo, tendo em conta a influência que pode ter na vida dos portugueses.
O menor compromisso dos EUA com a NATO, assim como, a aplicação de tarifas à China e à Europa.
Portugal historicamente é vulnerável e dependente do que se passa na Europa e no Mundo. A influência que têm as políticas de Trump que agitam a Europa, Portugal e o Mundo. A política internacional, novos equilíbrios geopolíticos e geoeconómicos serão o mote desta conversa.
Quanto poderá a economia nacional sofrer com a volatilidade do preço do petróleo no mercado e de bens que fazem subir os preços, concomitantemente a inflação? A vitória de Donald Trump marca um novo ciclo nas relações da América com a Europa e o Mundo, nomeadamente, Rússia e China.
Como pode reagir a Europa? A Europa deve ter um exército europeu? Em relação à taxação dos seus produtos, encontrar novos mercados? Retaliar contra os EUA?
Em relação à defesa de Portugal que implicações advirão na despesa pública?
Henrique Gouveia e Melo, que ainda não se sabe se vai ser candidato às presidenciais realizadas em janeiro de 2026, é a figura que colhe mais intenções de voto, segundo uma sondagem do CESOP – Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público. 62% dos portugueses admitem votar no almirante nas eleições presidenciais.
Gouveia e Melo não se inibe como cidadão de dar a sua opinião e intervir civicamente. Em artigo no semanário Expresso afirmou: “situo-me entre o socialismo e a social-democracia, defendendo a democracia liberal como regime político”.
Recentemente em outro texto de opinião publicado no semanário Sol disse: “não temos de ser pobres, sou a favor de uma democracia liberal vibrante, que garanta liberdade, segurança, equidade e prosperidade, é a ambição colectiva de que não podemos nem devemos abdicar”.
E, avança com ideias dirigidas aos partidos como: mais economia e menos impostos; reabilitação e casas modulares; imigração controlada e seleccionada; Portugal atlântico uma oportunidade.
O Clube dos Pensadores já teve presente figuras como Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Luís Montenegro, Pedro Santana Lopes, António José Seguro, Paula Teixeira da Cruz, Maria de Belém, Mariana Mortágua, Ana Gomes, Catarina Martins, entre outros.