Clube dos Pensadores termina 2024 com Ascenso Simões

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, convidou  Ascenso Simões destacado militante PS, para estar presente, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, dia 14 de Dezembro (Sábado), às 21h30, para falar de política nacional.

Ascenso Simões foi membro do Secretariado Nacional do PS, deputado do PS e secretário de Estado da Administração Interna, da Protecção Civil e das Florestas.

Ascenso Simões retirou-se do Parlamento em Março de 2022 e regressou à sua actividade profissional que exerce entre Madrid e Lisboa, continuando com o seu comentário político.

A política nacional tem tido enormes desenvolvimentos, tendo em conta que temos um governo minoritário do PSD/CDS e o PS está à espreita para poder, um dia, voltar ao poder. O OE 2025 foi aprovado com ajuda do PS, que se absteve.

O PS foi o responsável pelo aumento extraordinário permanente de 1,25% nas pensões até 1500 euros e na mudança do IRS jovem.

Nos próximos tempos vamos ver o impacto das medidas aprovadas no Parlamento, o efeito Trump e o risco de uma crise da dívida. Para já, o excedente orçamental pode ser de 0,6% do PIB, um ponto de partida mais favorável ( acima dos 0,4% previstos) e uma redução maior das taxas de juros.  

Ascenso Simões é um político não político, há muito tempo que Joaquim Jorge procurava recebê-lo no Clube dos Pensadores, pela sua postura na vida política e por não depender dela, pois saiu pelo seu próprio pé. 

Ascenso Simões é dos poucos políticos que devolveu o subsídio de reintegração na vida civil (27 439 euros, em Outubro de 2009), apesar de lhe ser atribuído quando exercia funções no Governo, na altura como secretário de Estado da Administração Interna. Outro político, Ramalho Eanes recusou pagamento de  retroativos a que tinha direito, quando foi Presidente da República. 
A política deve fazer-se pelo exemplo, por vezes, o poder do nosso exemplo suplanta retóricas desmedidas e tanto palavreado oco. 

Ascenso Simões pensa pela sua cabeça e toma posições muitas vezes contrárias à corrente dominante do seu partido, já teve um processo por ter violado a disciplina de voto num artigo do Orçamento de Estado ou no caso das taxas renováveis.

Recentemente,  criticou António Costa pela sua posição em relação a Ricardo Leão, presidente da FAUL do PS e presidente da CM Loures, considerando um ataque à liderança de Pedro Nuno Santos e concluiu que António Costa  passado meio ano de ter saído da liderança do PS, já está a marcar e a atacar a nova liderança do PS. 

Tudo isto porque Ricardo Leão defendeu o despejo sem dó nem piedade de inquilinos de habitação municipal que participassem em distúrbios, como os que  ocorreram na Área Metropolitana de Lisboa.

Foi o rastilho para o choque inusitado entre Pedro Nunos Santos (atual líder do PS ) e António Costa (ex-líder do PS). 

Pelo Clube dos Pensadores já passaram Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Luís Montenegro, Nuno Melo, Cotrim de Figueiredo, André Ventura, Mariana Mortágua, Jerónimo de Sousa, entre outros.


 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Rua do Beato Inácio de Azevedo arranca com renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
“A escolha do Porto reflete a confiança nas condições que aqui existem” enaltece Pedro Duarte
13/01/2026
Francesco Farioli renova contrato até 2028 como uma grande “prova de confiança”
13/01/2026
Cidade do Porto é cenário da vida clandestina durante a ditadura da curta-metragem de Eloy Domínguez Serén
12/01/2026
Espaços da cidade sem constrangimentos dos estaleiros na Linha Rosa até junho
12/01/2026
O barulho das armas e o silêncio da consciência
9/01/2026
Rua do Beato Inácio de Azevedo arranca com renovação do pavimento
14/01/2026
Investigadores da FMUP estudam «armas» de combate a «superfungo» mortal
14/01/2026