20 Oct 2025, 7:46
1320
O Coliseu Porto Ageas, através do seu Serviço Educativo, esta segunda-feira, dia 20, "Alquimia", lança um ambicioso projeto social e cultural. Direcionado à população com mais de 65 anos que habita ou frequenta a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto (Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória), geografia onde o Coliseu se insere, haverá oficinas artísticas, visitas culturais, espaços de partilha e um coro comunitário (este aberto a pessoas de todas as idades).
Ao longo de 10 meses, os 300 participantes que se inscreverem terão acesso a diversas atividades gratuitas trimestrais, como oficinas de música, teatro, dança/movimento, desenho/pintura, escrita criativa, podcast filosófico, fotografia e vídeo, assim como visitas culturais, encontros e momentos de partilha, um coro comunitário, mostra e exposições, partilha de experiências e momentos de convívio.
Coordenado por uma equipa de artistas e educadores, o objetivo é combater o isolamento crescente no centro histórico, desenvolver o sentimento de comunidade, promover o acesso à cultura e às artes, e partilhar conhecimentos, valorizando os ensinamentos que os participantes também trarão para o projeto.
As atividades têm início dia 20 e terminam em julho de 2026, com um festival que promete levar o "Alquimia" à cidade. As inscrições podem ser efetuadas ao longo do ano, mediante as vagas disponíveis nas diferentes áreas de atividade.
"Alquimia" é um projeto cofinanciado pelo Programa Regional NORTE 2030, com o apoio de Banco BPI e Fundação "la Caixa", Fundação António Oliveira e a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto.
Fonte/Foto: CM Porto